Burt Munro no Hall da Fama do Sturgis Motorcycle Museum
Burt Munro estabeleceu o atual recorde de velocidade terrestre aos 68 anos de idade. Meio século depois, a lenda da Indian Motorcycles foi incluída no Hall da Fama do Sturgis Motorcycle Museum.
Se lhe dissermos que o recorde de velocidade para motos abaixo de 1000cc foi batido em 1967 e ainda não foi quebrado… acredita?
Na verdade, não podemos falar da história do motociclismo sem falar de Burt Munro, um neozelandês apaixonado por motos que se tornou uma lenda graças à Indian Motorcycle. E hoje, 56 anos depois, a fábrica americana está a comemorar ao introduzir Munro no Sturgis Motorcycle Museum Hall of Fame.
Burt Munro nasceu em 1899 em Invercargill, Nova Zelândia e teve a sua primeira moto aos 16 anos. Em 1920 comprou uma Indian Scout por 50 libras, moto essa que foi modificando ao longo da vida para fazê-la andar mais.
E conseguiu-o. A tal ponto que estabeleceu três recordes mundiais no icónico lago salgado de Bonneville Salt Flats. Em 1967, aos 68 anos, Munro estabeleceu um recorde ao atingir 297,86 km/h numa moto com menos de 1.000 cc. Esse recorde, feito com a sua Indian Scout de 1920, permanece até hoje.
É por isso que, embora com algum atraso, Burt Munro foi introduzido no Hall da Fama da Classe de 2023 do Sturgis Motorcycle Museum. Aaron Jax, vice-presidente da Indian Motorcycle afirmou que a história de Munro orientou o desenvolvimento da Indian:
“As histórias de Burt literalmente moldaram a marca Indian Motorcycle enquanto continuamos a viver como Burt e a ultrapassar os limites para impulsionar a inovação, quebrar barreiras e abrir novos caminhos.”
O Sturgis Motorcycle Museum & Hall of Fame é uma instituição icónica localizada no coração de Sturgis, Dakota do Sul nos EUA. Uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é preservar e mostrar a história do motociclismo de uma forma envolvente e educativa para atrair fãs de todas as idades.
0 comments