Benelli Sei Café Racer by Unik Edition: Sinfonia a seis cilindros!

By on 13 Julho, 2023

Se há uma configuração de motor que impôs respeito desde o seu aparecimento, foram os motores de seis cilindros, imponentes e poderosos. A sua sinfonia mecânica foi recentemente revivida pela Unik Edition, de Lisboa, no seu mais recente projeto de trazer de volta uma Benelli Sei na forma de uma Cafe Racer.

A Honda CBX com um motor ‘4 em linha’ refrigerado a ar de 1047 cc, 24 válvulas e 6 carburadores, foi a primeira ‘seis cilindros’ a obter grande sucesso no mercado nos cinco anos em que foi produzida (1978-1982). A CBX ‘Six’ nasce depois da Honda muito antes se estrear nas corridas de motos com uma moto da série RC com idêntica configuração de motor – em meados da década de 1960. No caso da Honda CBX, esta gerava na altura uma respeitável potência de 105 CV às 9000 rpm.

Portanto, a Benelli Sei pode não ser a moto clássica de seis cilindros mais reconhecível (essa honra pertence à Honda CBX), mas foi de facto a primeira moto de produção de seis cilindros a chegar ao mercado! A italiana Benelli lançou a 750 Sei no início dos anos 70, seguida pela redesenhada 900 Sei em 1979, que ostentava uma potência de 80 cv com um quadro angular. Apenas 2.000 unidades da Benelli 900 Sei foram produzidas, e não eram baratas!

Tiago Gonçalves e Luis Gonçalves, os fundadores da Unik Edittio iniciaram o seu projeto com uma Benelli 900 Sei 1979, mas muito pouco da moto original permanece. O Tiago e o Luis desmontaram a moto até ao quadro e ao motor e substituíram ou reconstruíram todo o resto. “O objetivo era criar uma peça incrível com seis saídas de escape, mas fácil de pilotar”, dise Tiago à Bike Exif.

Até hoje, o Tiago e o Luis fizeram a manutenção de várias Benellis e Hondas de seis cilindros, sabendo perfeitamente como lidar com os seus motores monstruosos. Os três carboradores Dell’Orto da Sei, passaram então a respirar através de novos filtros de cápsula. Já no que respeita à parte ciclística, primeiro cortaram o sub-quadro da moto e construiram um novo, algo muito mais fácil do que foi fazer a troca de braço oscilante que Unik tinha em mente.

O plano era acopolar o monobraço de uma Ducati Monster S4R do início dos anos 2000 ao quadro Benelli de 1979. O primeiro desafio foi redesenhar a traseira com um novo amortecedor, convertendo-o de um dual vintage para um mono-shock moderno. O próximo passo foi realinhar tudo, desde o pivô do braço oscilante até às rodas dentadas, para acomodar um pneu traseiro com 190 de largura.

Isto resultou numa mudança radical, mas bem executada. Complementada por um conjunto de bainhas invertidas na suspensão dianteira e por um par de rodas enraiadas Kineo .

A seguir, na lista, estava criar uma silhueta nova e elegante de inspiração café racer. A Benelli Sei vem de fábrica com uma cobertura angular que cobre o depósito de combustível, mas dessa configuração sobrou apenas um pequeno pedaço da tampa do depósito. Um novo corpo monocoque foi projetado usando software 3D e, em seguida, moldes impressos em 3D foram usados ​​para modelar a peça final em fibra de carbono. Tudo isto adornado com um assento plissado e uma lanterna traseira bem integrada.

À frente foi colocado um farol personalizado e equipado com uma luz LED. Mais abaixo, um novo guarda-lamas dianteiro foi adicionado com um toque retro de superbike. A isto acresce um velocímetro digital da Motogadget, cuidadosamente moldado à carcaça do farol. A empresa alemã de componentes eletrónicos também forneceu os interruptores, punhos, a ignição RFID sem chave e piscas e espelhos. O guiador é da LSL e o acelerador é uma peça da Domino. Na parte traseira, um suporte de matrícula fica atrás da roda traseira sem adicionar comprimento desnecessário à cauda, com minúsculas piscas da Motogadget.

E claro, para terminar as coisas da melhor forma, nada melhor que um escape a condizer com tudo. A Unik Edition criou um sistema completo de ‘seis em seis’ em aço inoxidável, com três silenciadores atarracados e empilhados em cada lado.

O Tiago e o Luis finalizaram a Benelli com uma pintura chique em branco e verde, com listas  douradas para acrescentar um toque de classe, assim como detalhes em vermelho com as cores da bandeira italiana e uma faixa xadrez na parte superior a lembrar as café racers inglesas de outros tempos.

Os nossos parabéns à Unik Edition, e em especial ao Tiago e Luis por esta melodiosa e encatantadora cafe racer, cosntruída com base na icónica Benelli Sei.

Fonte: Bike Exif

Fotos de Tiago Almeida

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments