Honda XL750 Transalp em destaque na Gibraltar Race 2023

By on 12 Julho, 2023

A Gibraltar Race 2023, um conhecido Rally-Raide de regularidade que vai na sua sétima edição, viu os pilotos desafiarem-se no chamado Anel Ibérico, através de uma geografia de incrível variedade e encanto que tocou os Pirenéus Franceses, Portugal e Espanha. Os dotes de navegação mas também a experiência de Renato Zocchi, foram fundamentais para o antigo piloto de motocross levar a recente XL750 Transalp ao 5º lugar da classificação geral – 4º na categoria de bicilíndricas.

O objetivo era desafiante e sob muitos pontos de vista uma incógnita, visto que o lançamento no mercado deste modelo ocorreu no final de abril, e os primeiros testes só foram possíveis no final de maio. Com a corrida de Gibraltar a arrancar em meados de junho o tempo era muito curto! Pela frente o antigo piloto italiano percorreu 13 extenuantes etapas, com partidas de madrugada e distâncias diárias superiores a 500 km, a serem percorridas com a máxima concentração para cometer o menor número possível de erros de navegação e manter a necessária regularidade. 

Primeira participação com uma maxiscooter Honda X-ADV

Porém, a experiência não era nova para o veterano piloto Renato Zocchi que participou pela primeira vez na corrida de Gibaltar na edição de 2019 aos comandos de uma Honda X-ADV – a maxiscooter mais vendida com caixa de velocidades DCT – tendo na ocasião vencido a classe 2.

Para esta edição de 2023, Zocchi que é embaiaxador da Honda em Itália, voltou a pilotar uma moto da marca alada. Depois de ter participado nas duas últimas edições numa CB500X de apenas 48 CV, Zocchi pôde finalmente contar com as prestações notáveis ​​do novo motor bicilíndrico de 755 cc com 92 CV de potência máxima, uma “reserva” de cavalaria que deu jeito muito jeito ao longo do percurso salpicado de todos tipos de dificuldades, desde um calor tórrido acima de tudo, a estradas de terra muito rápidas e zonas mais trialeiras.

“Foi a minha sexta Gibraltar Race. Tive apenas 6 dias de testes para conhecer a nova Transalp e adaptá-la, mas para mim também são 6 anos depois dos 60!”, comentou o aventureiro sexagenário. “Fiquei 6 meses sem treinar devido a uma lesão no ombro. Resumindo, parti com o habitual entusiasmo e vontade de conduzir a nova moto  por trilhas, caminhos e desertos desconhecidos. Esta motivação permitiu-me manter-me constantemente entre os dez primeiros da classificação, terminando em quinto da geral e quarto na classe bicilíndrica, mesmo à frente de motos muito especializadas.

Com pequenas modificações de adaptação off-road, a Transalp provou ser divertida, competitiva e muito confiável”

Foram 6.500 km de pistas, dos quais mais de 1.000 km de especiais, em terrenos muito exigentes: desde pistas rochosa a canais de lama nos Pirinéus, até estradas de terra a 130 km/h no deserto de Monegros. Chuva, granizo e nevoeiro, alternados com temperaturas superiores a 40 graus, fizeram o resto.

Já sobre as alterações na moto, Zocchi disse: “Montamos um amortecedor Ohlins e elementos de travão Andreani para melhorar o desempenho off-road daTransalp, um escape SC-Project completo de alto desempenho, pneus Bridgestone de tacos, e pouco mais para terminamos a corrida nas primeiras posições. A nova Transalp 750 superou as minhas expectativas. Com pequenas modificações de adaptação off-road, provou ser divertida, competitiva e muito fiável. Agradeço aos amigos da Honda Motor Europe – Itália pelo apoio e a todos os outros parceiros que continuam a acreditar em mim: Bridgestone, T.ur, SC-Project, Andreani, Bartubeless, Arai e botas Forma.”

De salientar que o piloto italiano da Lombardia tem um passado glorioso no motocross. Foi o primeiro piloto oficial da Cagiva, terceiro no Mundial e múltiplo campeão nacional. Também foi vencedor do Rally dos Faraós, vice-campeão da Bahia 1000 e andou consistentemente entre os primeiros na classificação do lendário Paris Dakar. No entanto, também pode ser considerado um veterano da Corrida de Gibraltar, já que esta foi sua 6ª participação neste desafiador raid competitivo de regularidade.

Renato Zocchi continuará a pilotar a nova XL750 Transalp em outros eventos de aventura até o final do ano, culminando com uma presença no próximo EICMA onde os entusiastas do offroad poderão conhecê-lo  e admirar esta versão especial da Honda Transalp.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments