Moto Guzzi V100 e V100S Mandello  – Aprimuradas em tecnologia… mas vale a pena?

By on 15 Junho, 2023

Numa análise detalhada à V100 e V100 S Mandelo de 2023, facilmente percebemos que a ‘S’ carrega novas tecnologias, como há muito não se via nas motos de Mandello Dell Lario. Mas a questão é… Vale a pena pagar até 18.499€ para usufruir de todos os seus sistemas de assistência?

À primeira vista, a ‘sobretaxa’ que pagamos para usufruir da versão S da Moto Guzzi V100 Mandello, parece-nos algo alta. Ou seja, são cerca de 2600€ que facilmente podemos meter ao bolso adquirindo a versão standard V100 com um PVPR de 15.899 euros.

Função compartilhada pela V100 e V100S são os flaps extensíveis (deflectores de vento que – dependendo do modo de condução abrem ou fecham a partir de uma velocidade livremente selecionável entre 30 e 95 km/h, assim como a velocidades mais altas e com mau tempo. Até aqui não existem diferenças entre uma e outra versão, mas depois as coisas mudam…

Diz quem já a experimentou (que não é o meu caso, infelizmente) que a ‘coisa’ funciona bem em auto-estrada e com a chuva a bater no corpo. Os joelhos e as coxas, mas também o meio do corpo, ficam protegidos do vento e, portanto, também da chuva pelas abas laterais da V100 Mandello. E, por outro lado, quando a temperatura externa é muito alta, faz uma diferença notável se o ar do motor chega ao condutor ou não. O sistema aerodinâmico adaptativo, como a Moto Guzzi o chama grandiosamente, não é apenas para exibição, mas um passo significativo em termos de conforto de condução e adequação para viagens!

Diferenças entre a Guzzi V100 e a V100S

No geral, a versão S difere da Guzzi básica em cinco características: Quickshifter, Conectividade Moto Guzzi MIA, Punhos aquecidos, Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus TPMS, Suspensão semi-activa Öhlins ajustável eletronicamente. Analisemos então…

O primeiro Quickshifter da Guzzi

Este é o primeiro ano em que a tradicional marca italiana oferece um assistente de mudanças de marcha. Isso permite aumentar e diminuir a marcha sem recurso à embraiagem, de acordo com a teoria. Na prática, é uma comodidade extrema que facilta e torna mais rápida a troca de marchas, mas diz quem a experimentou que encontrar o ponto-motor é quase a mesma coisa que ganhar a lotaria. No entanto, é preciso dar crédito aos engenheiros de Mandello del Lario de que os requisitos para uma troca automática de marchas neste motor não eram fáceis. O V2 longitudinal ainda áspero em combinação com o cardan drive, sem dúvida, não é uma base ideal e até mesmo fabricantes conhecidos falham com a combinação de cardan e quickshifter.

Aqui devemos mencionar as tentativas da BMW nos modelos boxer e, mais recentemente, da Triumph na grande Tiger, embora a BMW e especialmente a Triumph instalem quickshifters de desempenho quase perfeito em outros modelos. O assistente de mudança também está disponível como acessório para a versão padrão da V100 por um custo adicional de 190 euros.

Conectividade Moto Guzzi  (MIA)

Quando se trata de conectividade, as opiniões divergem mesmo entre os motociclistas que habitualmente viajam em  longas distâncias. Há quem diga que sem a possibilidade de conectar o amado smartphone à moto, nada é como deveria ser, outros dizem precisamente o oposto… O Sistema de Conectividade Moto Guzzi MIA faz parte do equipamento padrão da V100 Mandello S. Essa tecnologia permite que o smartphone seja conectado à eletrónica de bordo via Bluetooth. Isso permite que o motociclista obtenha estatísticas resumidas sobre cada viagem e gerencie chamadas, mensagens e músicas sem precisar de tirar as mãos do guiador. Basicamente, pode-se dizer que a função agora parece estar impecável.

Punhos aquecidos

Na Guzzi V100 Mandello podemos trabalhar com os punhos aquecidos rapidamente. A questão é… vale a pena no inverno ou numa noite fria de verão (hoje perfeitamente possível com as alterações climáticas).. e pouco mais. Quanto aqueles que querem usar a V100 para viajar e/ou durante todo o ano, não podem nem devem fugir a este investimento.

Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS)

E chegamos ao TPMS A situação com o sistema de monitorização da pressão dos pneus é um pouco diferente. Por um lado, é um dispositivo de segurança que pode evitar acidentes, por outro lado, se o formos verificar cuidadosamente antes de iniciar cada viagem, é uma boa forma de encontrar algum defeito , mas se houver uma perda repentina de pressão, o sistema não poderá fazer qualquer coisa.

Suspensão Öhlins semi-ativa

Uma das grandes vantagens da Guzzi V100S é a sua suspensão semi-activa Öhlins Smart EC 2.0. Nomes como Fireblade, Tuono Factory ou Panigale V4 S veem-nos à mente. As opções de configuração das Öhlins são múltiplas. Grosso modo, oferece dois modos automáticos (A1,A2) e dois manuais (M1,M2). Com A1 e A2, a configuração pode ser ajustada para cima e para baixo em 5 etapas a partir do valor base, enquanto M1 e M2 permitem configurações em nada menos que 31 níveis. O único componente que não pode ser ajustado eletronicamente é a pré-carga da mola na parte traseira, para isso existe um manípulo no lado esquerdo da moto.

Acessórios originais úteis para as Moto Guzzi V100 e V100 S:

  • Área do pára-brisas Touring +35% – para todos que precisam de ainda mais proteção contra o vento e as intempéries.
  • Altura do assento acessório + 20 mm ou -15 mm e aquecível – para pessoas grandes, pequenas e mimadas
  • Conexão USB no cockpit – para quem tem sede de energia
  • Conjunto de malas que se encaixam nos recessos elegantes – para viajantes com estilo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments