Condução segura: Armadilhas urbanas que devemos evitar

By on 22 Maio, 2023

Ao conduzir uma moto em cidade, deve estar mais alerta, uma vez que se multiplicam as possibilidades de encontrar algumas surpresas que podem colocar em risco uma condução segura.

As zonas urbanas são férteis em ‘armadilhas’ que não se ficam por pavimentos em mau estado, empedrados, carris dos elétricos e mais linhas brancas que colocam em causa a aderência e, por consequência a nossa segurança.  Com o asfalto molhado, também a aderência dos pneus da nossa moto é significativamente reduzida, e tendo apenas duas rodas, o risco é maior. Por isso, é fundamental que os pneus da moto estejam em perfeitas condições e com as pressões adequadas .

Sinalização rodoviária

As marcações horizontais, como linhas, setas, símbolos, letras ou números que são pintados na calçada, são grandes inimigos dos motociclistas em cidade, porque aumentam a possibilidade de derrapagem da moto. Para reduzir possíveis acidentes, alguns municípios aplicam mais tinta antiderrapante na via, mas ainda assim, evite travagens bruscas, antecipando o mais possível a travagem.

Tenha atenção às passadeiras de peões. A tinta faz desaparecer a aderência do asfalto e se adicionarmos uns pneus frios, ou humidade, estão reunidos os ingredientes para ter uma má surpresa. Portanto, um bom hábito é tentar passar nas entrelinhas dos ‘degraus’ (zona sem pintura) e não passar sobre eles.

Grelhas, tampas de esgotos e carris

Quer o solo esteja molhado ou não, estes são elementos que deve evitar. O metal das tampas de esgotos, grelhas de escoamento de água e carris são especialmente escorregadios . Uma pequena camada de água, por mais fina que seja, pode transformar estes num ringue de patinagem. Caso chova, evite o mais possível o contacto com essas coberturas e qualquer superfície metálica que encontre na rua, já para não falar nas temíveis placas metálicas que cobrem valas ou obras na estrada.

Faixas do Bus

Embora uma faixa do Bus que permita a circulação de motos possa ser uma grande vantagem quando o trânsito está congestionado, em caso de chuva não é uma boa opção. Num corredor de autocarros não é incomum encontrar vestígios de combustível ou óleo , e se essas substâncias já são escorregadias por si só, imagine com água.

Se você não tiver escolha a não ser usar uma faixa de Bus, tente andar nas laterais da faixa, mas não no centro. Assim, terá menos possibilidade de pisar em substâncias que o podem assustar, principalmente em áreas próximas a paragens onde normalmente se acumulam.

Poças perigosas

Uma poça pode ser uma poça, simplesmente, mas também pode ser um buraco no asfalto cheio de água que esconda um buraco profundo. Para evitar possíveis perigos, evite passar por cima de poças, pois não sabe a profundidade que podem ter e se colocar a roda num buraco inesperado, pode levar um susto, ou até mesmo uma queda. O acumular de água pode esconder muitas armadilhas, por isso é sempre aconselhável evitar pisar em qualquer tipo de poça ao andar de moto pela cidade.

Asfalto em mau estado

É mais frequente do que pensamos encontrar estradas, avenidas ou rotundas com fissuras, buracos e pavimento irregular, ou em mau estado de conservação por falta de orçamento ou desleixo dos municípios, o que dificulta a circulação segura dos motociclistas. Cuidado também com o asfalto brilhante ou polido.

Postos de combustível

Nos postos de abastecimento pode encontrar armadilhas escorregadias que são acentuadas pela chuva. Por um lado, muitos desses estabelecimentos utilizam pisos de cimento polido que já oferecem pouca aderência. Por outro lado, em postos de gasolina é muito comum haver manchas de combustível (derrames) próximo às bombas. E em caso de chuva, mesmo que as bombas estejam isoladas da chuva, o solo fica sempre molhado pelos veículos que já abasteceram.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments