CFMOTO tricilíndrica inspirada na MV Turismo Veloce
A CFMOTO patenteou um novo motor de três cilindros em linha, mas também a QJMotor, Zontes, Loncin e Voge estão a preparar novos triplos.
Logo após os documentos de patente a mostrarem que a CFMOTO estava a trabalhar num motor V4 de 1.000 cc com mais de 200 cavalos de potência , outro pedido de patente mostra que a empresa também está a desenvolver um triplo em linha com cerca de 675cc.
Não existem muitos fabricantes com motores de três cilindros, configuração em que a Triumph se destaca, a MV Agusta tem poucos modelos e onde a Yamaha oferece um excelente motor. Agora parece que a CFMOTO vai aderir a esta tendência com um motor de 675-800cc que será usado num modelo crossover com visual a lembrar a MV Agusta Turismo Veloce. De acordo com os defensores dos três cilindros, esta é uma configuração que oferece as baixas de um dois cilindros e a suavidade e elasticidade de um quatro cilindros.
Estão a circular na internet alguns desenhos da patente do futuro três cilindros da CFMOTO, aparentemente numa montagem que lembra a Turismo Veloce e que também tira alguma inspiração de outros modelos de sucesso como a Triumph Tiger Sport 660 e a Yamaha Tracer 9, duas marcas fortemente comprometidas com os benefícios do três cilindros.
Recordando que a KTM distribui a CFMOTO em vários países europeus e, ao mesmo tempo, a casa austríaca adquiriu parte da propriedade da MV Agusta, não seria portanto descabido pensarmos em algum tipo de colaboração entre a empresa italiana e a chinesa.
Informações da Ásia sugerem que a Loncin é outra empresa a trabalhar num três cilindros de 800cc para a sua marca Voge. Por seu lado, a Zontes já anunciou um três cilindros de 800 cc e 100 cv de potência. Os desenhos que aqui vemos são de uma patente da CFMOTO e seria o primeiro motor da empresa asiática com mais de dois cilindros. De acordo com esse desenho, poderia ser também um motor com cambota “contra-rotativa”, tecnologia usada no MotoGP e em algumas motos de estrada (Ducati) mas que já vimos em uma ou outra patente.
O motor de três cilindros da CFMOTO usaria tecnologia de ponta com refrigeração líquida, injeção eletrónica, duplo comando de válvulas na cabeça (DOHC) e 4 válvulas por cilindro. Não está claro, mas tudo indica que o “triplo” teria a cambota regulada em 120 graus . Não se sabe quando é que este modelo chegaria à série mas, até ao momento, a marca chinesa acabou sempre por fabricar os protótipos que já tinha patenteado. Portanto, esta parece ser uma informação credível!
0 comments