Niu RQi: Míssil chinês ‘125’ chega à Alemanha
Depois de há poucos dias revelarmos a moto elétrica Ovaobike MCR-S, homologada como equivalente a uma moto de 125cc e com a pretensão de ser a moto mais rápida dessa categoria, eis que a chinesa Niu RQi responde com um pequeno foguete de 41 cv e velocidade máxima de 160 km/h.
Inicialmente apresentada no CES de Las Vegas de 2022 – o maior certame de eletrónica do mundo – a Niu RQ1, o fabricante chinês de veículos eletrificados acaba de apresentar essa dinâmica naked no seu mercado local homologada como 125. Agora, e com a entrada em produção do veículo no mercado doméstico, quase nada impede a internacionalização do pequeno míssil elétrico da Niu .
A RQi, projetada como uma naked clássica, é alimentada por um eficiente motor elétrico de 30 kW ( quase 41 cv ). A saída da transmissão e o rolamento do braço oscilante são coaxiais, o que significa que a tensão na transmissão final não muda durante a compressão. Isso torna a corrente, como transmissão secundária, o que acreditamos não ser a melhor solução. Na verdade, uma correia dentada seria mais eficiente nessa configuração, embora o desempenho fosse perdido.
A energia é fornecida por um sistema de bateria modular, baseado num par de baterias removíveis de íon-lítio da Panasonic . Cada bateria tem uma capacidade de 36 Ah a 72 volts, o que se traduz em quase 2,6 kWh por bateria. A Niu especifica uma autonomia entre 200 e 130 quilómetros, dependendo se o condutor a conduz no modo Normal ou Sport. Mas, outro dos dados mais marcantes do RQi é sua velocidade máxima, já que os asiáticos fixaram esse parâmetro em 160 km/h!
A Niu RQi já pode ser reservada na Alemanha no site da Niu Frankfurt. A versão 41 CV por apenas 186 quilos de peso é por agora exclusiva da China. A versão alemã é bastante mais mansa, anunciada com apenas 10,5 cv e apenas uma velocidade máxima de 110 km/h. O seu PVP na Alemanha é de 9.999 euros como preço de pré-venda.
0 comments