Como reparar um furo num pneu Tubeless de Moto em 12 simples passos
No caso de irmos viajar e a nossa moto montar pneus tubeless é sempre recomendável levarmos como parte integrante do nosso equipamento um kit de reparação rápida de pneus tubeless.
Neste artigo iremos explicar como de uma forma simples podemos fazer a reparação de um furo causado num pneu tubeless e seguir caminho.
O kit de reparação de pneus tubeless poderá ser adquirido em qualquer loja da especialidade inclusivamente nas lojas de acessórios de automóveis e é constituído normalmente por:
- Ferramenta perfuradora com corpo abrasivo para abertura e limpeza do orifíco
- Ferramenta do tipo agulha de grande dimensão para introdução das tiras de reparação
- Set de tiras de borracha viscosa ou tacos para reparação
- Lâmina de corte ou canivete
- Botijas de CO2 de enchimento rápido
Aos quais poderão juntar um pequeno alicate, um manómetro de pressão e em alternativa ás botijas de CO2 de enchimento rápido uma pequena bomba eléctrica de enchimento de pneus.
Processo em 12 simples passos
- Primeiro deveremos colocar de preferência a moto no descanso central
- Seguidamente tentar localizar o local do furo fazendo rodar o pneu e tentando identificar o objecto que possa estar eventualmente a perfurar o mesmo, habitualmente pregos ou parafusos.
- Uma vez localizado o objecto marcar de forma visível a sua localização antes de o retirar.
- NOTA IMPORTANTE : Se objecto perfurante se encontrar na lateral do pneu este processo não se aplica pois a carcassa nesse local não permite a utilização de tacos
- Com a ajuda do alicate retirar o objecto perfurante e de imediato introduzir a ferramenta de furação para abertura e limpeza do orifício
- Forçar a entrada da mesma e num movimento de vai e vem, abrir e limpar o orifício no pneu.
- Antes de retirar a ferramenta de abertura e limpeza, preparar a tira de remendo ou taco e colocá-la da agulha de introdução.
- Há quem utilize uma cola vulcanizadora de borracha no processo de limpeza do orifício, embora as tiras de remendo já possuam a viscosidade necessária e o tratamento para uma vez introduzidas no orifício e uma vez em contacto com a borracha fazer com que a pressão do ar isole totalmente o interior do pneu
- Assim que tivermos a tira colocada na ferramenta de introdução retiramos a primeira e forçamos a entrada da tira de borracha ou taco de forma a ficar com as duas no exterior.
- Assim que tenhamos colocado a tira no orifício forçamos a saída da ferramenta fazendo com que a tira fique a tapar o orifício
- Seguidamente poderemos cortar o excesso com uma lâmina de um canivete ou X-Acto tentando deixar uma superfície lisa junto ao pneu
- Finalmente iremos encher o pneu utilizando botijas de CO2 de enchimento rápido ou através de uma pequena bomba elétrica que transportemos.
- ATENÇÃO deveremos parar no próximo posto de abastecimento e colocar a pressão certa no pneu, aquela com que normalmente rodamos.
- NOTA FINAL: Este é um processo que nos permite seguir caminho e solucionar um problema derivado de um furo num pneu tubeless mas não substitui a intervenção posterior em oficina para uma reparação mais profissional ou mesmo a substituição do pneu.
Se vai viajar e a sua moto monta pneus tubeless o levar consigo um kit de reparação rápida pode solucionar o problema e evitar maior contratempo.
Fotos Revzilla
0 comments