Honda Transalp e Hornet premiadas nos Red Dot Design Awards 2023
A Honda ganhou duas distinções nos prémios Red Dot Design Awards 2023 com os novíssimos modelos CB750 Hornet e XL750 Transalp.
Os Prémios Red Dot Design Awards são uma distinção internacional, reconhecendo um design de produto excepcional que seja estético, funcional, inteligente ou inovador. Seleccionados por um painel de 50 peritos internacionais que testa e avalia cada uma das candidaturas, os vencedores reflectem as mais recentes exigências técnicas, sociais, económicas e ecológicas dos consumidores.
Para além dos prémios atribuídos no sector automóvel aos modelos Civic e:HEV e Civic Type R, a Honda também celebrou mais dois Red Dot Design Awards, para as motos CB750 Hornet e XL750 Transalp.
Em duas rodas, a CB750 Hornet levou para casa um prémio de design de produto. A placa de identificação reavivada assenta no topo de uma moto desportiva naked de peso médio que se inspira nas suas antecessoras, apresentando um novíssimo motor paralelo de dois cilindros de 755cc, embalado por um quadro de aço-diamante leve novinho em folha. A equipa de design da Honda em Roma, concebeu a CB750 Hornet como uma expressão nova e contemporânea de beleza técnica com linhas afiadas e ângulos agressivos. A assinatura principal da Hornet é o depósito de combustível, que se inspira na forma da asa de um vespeiro e tipifica a musculosidade e o atletismo associados às motos de estilo Streetfighter.
Além disso, a XL750 Transalp recebeu as melhores honras do júri do Red Dot. Marcando o regresso do nome Transalp ao alinhamento de motos da Honda após quase uma década, a XL750 Transalp traz o confortável “do-it-all crossover” a uma nova geração de motociclistas. Construída em torno do mesmo novíssimo motor paralelo de dois cilindros de 755cc que a Hornet, refere fielmente o icónico XL600V Transalp original de 1986, mas com um aspecto inconfundivelmente moderno, graças à carenagem esculpida e ao ecrã que trabalham em conjunto para reduzir o buffet e aumentar a protecção contra as intempéries. Elegante, simples e limpa, a icónica posição de suspensões longas permanece, projectando a intenção aventureira pela qual a moto é conhecida.
As realizações deste ano elevam o número de prémios Red Dot Design Awards ganhos pela Honda para 13 desde 2020, incluindo um prémio “Best of the Best” para a Honda e em 2020. Tanto ela como a CBR1000RR-R Fireblade SP foram desde então admitidas no Museu de Design Red Dot em Essen, Alemanha, uma das exposições de design contemporâneo mais significativas do mundo.
0 comments