Scoop: Dois novos protótipos GasGas baseados na KTM

By on 30 Março, 2023

A marca espanhola está a alargar a sua gama com modelos mais orientados para a estrada, sob os auspícios da KTM. Os primeiros resultados desta estratégia foram a SM 700 Supermoto e a ES 700 Enduro, mas a gama vai-se expandir ainda mais, como o demonstram estas últimas fotos-espia.

As imagens destes dois protótipos (divulgadas pelo site norte-americano Cycleword) foram tiradas durante um teste na cidade, não muito longe da fábrica da KTM. Não há inscrições na moto, mas as linhas refletem claramente como o estilo da GasGas e a parte técnica se encaixam nestes novos modelos.

Também vemos uma Supermoto e uma Enduro, ambas baseados em plataformas KTM. O motor, bem reconhecível, é o biciclindrico paralelo LC8c da versão já existente , não o profundamente modificado que deve estrear em 2024 na 990 Duke. Visualmente o motor de 799cc e o motor de 889cc são idênticos, e como o monocilíndrico de 700cc já está na gama, é provável que o maior dos dois seja usado aqui, e que as motos se chamem SM 900 e ES 900.

Muitas partes em comúm com a KTM

A Enduro tem uma ciclística totalmente nova com painéis laterais inspirados na ES 700, que por sua vez assume um estilo muito offroad, mas por baixo estão o quadro e o motor da KTM 890 Adventure R , e a suspensão WP Xplor também é a mesma .

Por sua vez, a SM 900 está intimamente relacionada com a KTM 890 Duke R: as rodas de liga leve de 17”, suspensão WP Apex e depósito de combustível vêm dessa naked, enquanto a cauda e o assento foram retirados da 890 Adventure. Também aqui os painéis laterais assumem formas comuns às GasGas já em produção, tal como o desenho dos faróis remete para as restantes motos espanholas do Grupo Pierer Mobility.

Em suma, Stefan Pierer está a perseguir a sua visão, de acordo com o que já havia prometido aos investidores, apresentando planos que incluíam modelos GasGas de estrada de 250 a 800 cc, incluindo motos Naked e Adventure.

O MotoGP antecipa a aposta nas motos de estrada

É a mesma perspectiva pela qual a marca espanhola inscreveu uma equipa de MotoGP com o seu nome que coloca em campo duas KTM RC16 rebatizadas para Pol Espargaró e Augusto Fernandez: a GasGas quer ser reconhecida como uma marca de estrada, como afirma o administrador Hubert Trunkenpolz: “Se queres criar a imagem de uma marca de motos, então o MotoGP é a plataforma certa. É onde a maioria das pessoas em todo o mundo é alcançada e onde podemos divulgar a GasGas e torná-la mais popular. A marca é jovem e vibrante e é claro que o MotoGP com sua demografia também é a plataforma certa para nós. Ter dois pilotos espanhóis, o nosso velho amigo Pol e o novato Augusto, acho que é perfeito. No futuro, a gama GasGas será alargada com motos de estrada e o MotoGP prepara o terreno para estes produtos que chegarão ano após ano”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments