Piaggio desenvolve sistema de airbag para a MP3
O fabricante italiano está a desenvolver um airbag integrado para a sua scooter de três rodas, um sistema bastante semelhante ao utilizado na Honda Gold Wing.
Quase 20 anos após a estreia e comercialização da primeira moto equipada com sistema de airbag a bordo, nenhum fabricante ousou seguir o exemplo. Além disso, mesmo a Honda, que imaginou esse dispositivo para a sua grande-turismo Gold Wing, nunca aplicou o referido sistema em outro modelo. Mas se a marca japonesa recentemente demonstrou interesse em outras possíveis soluções de integração de airbags nas suas motos , outro grande player do mercado está de olho nessa possibilidade.
No último EICMA em Milão, a Piaggio expôs no seu espaço uma scooter MP3 de três rodas com um grande logotipo “Airbag”. Se a marca nada disse sobre este “protótipo”, garantiu que estava, de facto, a trabalhar no desenvolvimento da primeira scooter equipada com airbag.
Alguns meses depois, a confirmação vem com a publicação da patente correspondente. Esse sistema foi desenvolvido pela sueca Autoliv , especialista em airbags que também imaginou um guiador de moto ejetável e até um capacete com airbag Airoh .
O sistema agora apresentado não surpreende, pois segue amplamente o princípio do airbag Honda com almofada de ar acionado à frente do condutor em caso de deteção de impacto frontal para evitar que o mesmo não ultrapasse o guiador numa colisão.
Sendo a Autoliv um dos principais fornecedores de airbags, este sistema poderá eventualmente ser encontrado em outros modelos de motos e scooters. Obviamente, isso exigirá que as motos sejam compatíveis com esses equipamentos. Se é o caso de uma estradista ou de uma scooter de 3 rodas onde o espaço disponível é importante e onde o condutor se mantém aprumado no assento, é muito menos verdade em motos do tipo trail, naked’s e motos desportivas onde a pilotagem exige mais oscilação.
0 comments