WSBK, Indonésia, Superpole Race: Bautista caiu, vence Razgatlioglu

By on 5 Março, 2023
WSBK, Indonésia, Superpole Race: Bautista caiu, vence Razgatlioglu thumbnail

A encurtada corrida da Superpole de SBK em Mandalika teve de tudo um pouco, drama, ação Q.B. Enquanto Alvaro Bautista caiu por erro próprio, Toprak Razgatlioglu (Yamaha) venceu pela primeira vez nesta temporada, com o seu companheiro Andrea Locatelli e Alex Lowes (Kawasaki) a completarem o pódio.

Uma coisa é certa, a Superpole Race de Mandalika é candidata ao título de corrida mais louca da temporada. Aliás, quase tudo aconteceu na manhã indonésia, a começar pela bandeira vermelha que interrompeu a corrida logo após uma volta e meia, na sequência da queda de Jonathan Rea na curva 2, que deslizou no óleo deixado na volta anterior pelo acidente que envolveu Alex Lowes e Danilo Petrucci.

No reinício, com a distância da corrida encurtada para 8 voltas, houve outras reviravoltas. Em primeiro lugar em termos de importância a queda de Alvaro Bautista, que caiu na curva 12 logo após ter sofrido um ataque decisivo para o segundo lugar de Rea, que conseguiu recomeçar graças à segunda moto. Uma hesitação do norte-irlandês à saída de uma curva foi fatal para Bautista, pois levou-o a cair na terra e a perder o controlo da sua Panigale.

Alex Lowes que ficou com a sua Kawasaki completamente destruída também pôde voltar à corrida. Como até à interrupção da corrida não estavam cumpridas três voltas, o regulamento não previa um reinício, mas uma nova corrida. Isso permitiu que o inglês voltasse com a moto de reserva.

Bautista foi o mais rápido na segunda largada, mas Toprak conseguiu contra-atacar imediatamente e passar para a frente na primeira curva. Rea entretanto bateu Rinaldi na segunda volta para o 3º lugar, enquanto Razgatlioglu e Bautista já estavam um segundo à frente. Na quarta volta Rea alcançou Bautista e Toprak. Assim que Rea ultrapassou o líder do mundial, escorregou na saída da curva, Bautista, que vinha logo atrás dele, saiu da linha ideal de forma independente e caiu. Rea perdeu uma posição como resultado para o companheiro de equipe Lowes, que terminou em terceiro atrás dos pilotos de fábrica da Yamaha, Razgatlioglu e Locatelli.

Rea terminou em quarto à frente de Axel Bassani, Xavi Vierge, Michael Ruben Rinaldi, Van der Mark e Scott Redding no top-9. Dominique Aegerter ultrapassou Petrucci na última curva e terminou em décimo.

Fora dos pontos ficaram Petrucci (11º) e Lorenzo Baldassarri (15)º, enquanto Remy Gardner (14º) e Eric Granado (19º) se encontraram novamente em pista.

CORRIDA SUPERPOLE – MANDALIKA

1.Toprak Razgatlioglu (TR)Yamaha
2.Andrea Locatelli (I)Yamaha+ 1.110s
3.Alex Lowes (Reino Unido)Kawasaki+1.372
4.Jonathan Rea (Reino Unido)Kawasaki+ 3.073
5.Axel Bassani (I)Ducati+ 3.234
6.Xavier Vierge (E)honda+ 4.251
7.Michael Rinaldi (I)Ducati+ 4.617
8º.Michael x Mark (NL)BMW+ 4.792
9.Scott Redding (Reino Unido)BMW+ 5.797
10Dominique Aegerter (CH)Yamaha+ 8.068
11.Danilo Petrucci (I)Ducati+ 8.347
12.Garrett Gerloff (EUA)BMW+ 8.442
13.Philipp Öttl (D)Ducati+ 10.592
14Rémy Gardner (AUS)Yamaha+ 13.534
15Lorenzo Baldassarri (I)Yamaha+ 16.839

You must be logged in to post a comment Login