Sabe qual é a poupança real de uma Scooter Elétrica face a uma a gasolina ?
Sabe quanto é que uma scooter eléctrica poupa após 100 quilómetros em comparação com uma scooter a gasolina?
Perguntam-nos frequentemente quais são as poupanças reais de uma scooter eléctrica versus uma scooter a gasolina. Para nos esclarecer a empresa chinesa de scooters eléctricas NIU produziu recentemente um relatório sobre este tema.
São muitas vezes salientadas as muitas vantagens do veículo elétrico. De todas elas, destaca-se sobretudo, quer se trate de carros eléctricos ou motos eléctricos, o que diz respeito principalmente à poupança real de custos em comparação com um veículo com motor de combustão.
No passado houve um relatório da Consumer Reports no qual comparavam os montantes a serem gastos optando por utilizar um veículo eléctrico em vez de fazer o mesmo com um a gasolina. Nessa ocasião, fizeram-no alargando a utilização de ambos até 300.000 quilómetros, comparando um Tesla Modelo 3 com um Audi A4 de motor a gasolina.
O Relatório da NIU
O relatório recentemente preparado pela empresa chinesa NIU, cujas scooters eléctricas estão a ganhar popularidade nos últimos anos e que perspectivam uma explosão comercial no sector da mobilidade eléctrica nos próximos anos, em particular nos motociclos eléctricos. Existe uma enorme procura, que está a crescer exponencialmente , realidade que exige informação e transparência face a uma necessidade imperativa de comparar custos e percebermos claramente o que tem de ser sacrificado.
Entre todas as questões que surgem quando um cliente avalia a compra de uma scooter eléctrica, a principal é sempre a sua autonomia e quanto tempo dura a carga da bateria em circunstâncias reais de utilização. O outro grande fator, mais desconhecido, é a poupança de custos que resulta da opção de aquisição de uma scooter eléctrica. Para esclarecer essa realidade, o fabricante chinês NIU preparou um breve mas conclusivo relatório comparando os custos de utilização dos dois tipos de propulsão.
Vamos então a contas
Para resolver o estudo com números mais precisos, a NIU tomou por base os dados da Click Gasoil e Tarifa Luz Hora apurados durante o ano de 2020. Assim o estudo tem por base um preço médio da gasolina sem chumbo de 95 octanas de 1,144 euros e o preço médio do kWh foi de 0,1127 euros.
Uma scooter média de 125 cc, em circunstâncias de utilização real, atinge um consumo médio de cerca de 3 litros de combustível por cem quilómetros, o que resulta num custo por cem quilómetros percorridos de 3,43 euros.
Uma scooter eléctrica NIU, como por exemplo o seu modelo MQi GT, equivalente em potência a uma 125cc, precisará de mais do que uma carga para completar os 100 Km, porque com uma carga completa atinge apenas os 80 km de autonomia a partir da sua bateria de 2.976 kWh. Precisará, portanto, de um total de 3,72 kWh, o que corresponde a 0,419 cêntimos por 100 Kms.
A diferença de custo após cada cem quilómetros percorridos é superior a 3 euros, 3,011 euros para sermos exactos. Se alargarmos a análise para cada 1.000 Kms percorridos, a poupança de energia traduz-se em 30,11 euros, e uma poupança de 301,10 euros a 10.000 quilómetros, realidade que poderia muito bem ser a utilização anual de uma scooter eléctrica.
Aos dias de hoje e considerando as tarifas médias em Portugal durante o ano de 2022, de electricidade de 0,1394 euros/KWh e de gasolina simples de 95 octanas de 1,72 euros /litro teremos para 100 Kms :
- Scooter elétrica 3,72 kWh x 0,1394 = 0,518 cêntimos
- Scooter gasolina 1,72 €/litro x 3 = 5,16 euros
Ou seja uma poupança real de 4,64 euros a cada 100 Kms o que equivale a 464 euros para os tais 10.000 Kms passíveis de realizar por ano nas nossas deslocações.
Aos custos de consumo devem acrescentar-se as economias em manutenção, que são quase nulas numa scooter eléctrica, uma vez que só será necessário proceder à revisão no aperto de algumas peças e à substituição de produtos de desgaste, tais como pneus e pastilhas de travão.
0 comments