Esquece-se de desligar o pisca? O Indimate lembra-o
Esquecer o pisca-pisca ligado pode ser muito perigoso, mais nas motos do que nos carros, mas isso acontece com bastante frequência. Daí a ideia de um estudante de engenharia que, junto com a Universidade de Warwick, desenvolveu um dispositivo para conectar o interfone via bluetooth. Veja como funciona e quanto pode custar.
Quantas vezes nos esquecemos da luz acesa depois de uma curva? Pode ser devido à ausência do sinal acústico, mas em movimento é muito mais frequente do que no carros, onde entre outras coisas, na maioria dos casos, os indicadores de direção são desativados automaticamente assim que o volante é endireitado.
Daí a ideia do motociclista e estudante de engenharia eletrónica Nicolas Rogers. Trata-se de um sistema para ser instalado na moto, conectado diretamente ao interfone Bluetooth. O seu funcionamento é muito simples: um sinal acústico, exatamente como o presente nos carros, é emitido assim que ativamos o pisca, desligando logo que termina a manobra de viragem. Desta forma, esquecer o pisca acêso, torna-se praticamente impossível.
Apelidado de “Indimate”, o dispositivo pode ser colocado em qualquer lugar da moto, mas quem o desenvolveu recomenda colocá-lo sob o assento para que não seja roubado. Pode ser conectado ao sistema elétrico da moto em apenas 5 minutos (quem tem um mínimo de familiaridade pode fazer isso sozinho, caso contrário pode procurar um mecânico). Obviamente, todas as configurações podem ser gerenciadas por meio do aplicativo apropriado, que permite escolher o volume do sinal acústico entre outras coisas (existe também a configuração “Ajuste automático”, com o volume a adaptar-se automaticamente à velocidade da moto, duração e tom.
Desenhado por Nicolas Rogers e desenvolvido em colaboração com a Universidade de Warwick, fabricado e montado na Alemanha, o dispositivo Indimate pode ser adquirido por cerca de 149€ no Reino Unido.
0 comments