Sachs, 120 anos a fazer história!

By on 27 Outubro, 2022

O grupo ZF, detentor da marca Sachs desde 2001, tornou-se famoso pela qualidade dos seus rolamentos, mas não só. Desde suspensões a discos e molas de embraiagem  de altíssima qualidade – as motos BMW funcionam com embraiagens Sachs – a empresa alemã tem um portfólio imenso de componentes aftermarket. Mas quem não se lembra dos famosos e indestrutíveis motores Sachs?

Nascido em Konstanz (Alemanha) em 1867, Ernst Sachs demonstrou interesse claro em mecanismos técnicos e grandes ambições desportivas desde muito jovem.

Como piloto amador, comemorou o seu primeiro sucesso em corridas de bicicletas, mas achou que os rolamentos delas não corriam com a suavidade necessária. O seu esforço para alcançar a perfeição, levou consequentemente ao desenvolvimento do primeiro cubo de precisão. Após se mudar para Schweinfurt, conheceu o notável comercial Karl Fichtel.

Rápida ascensão

O cubo de roda livre Torpedo foi o primeiro impulso para o sucesso

O patenteamento da invenção de Sachs levou-os à decisão conjunta de fundar a “Schweinfurter Präzisions-Kugellager-Werke Fichtel & Sachs” em 1 de agosto de 1895, para a produção de rolamentos e cubos de roda para bicicletas. O lançamento de mercado do cubo de roda livre Torpedo para bicicletas em 1903, marcou o início da ascensão da empresa. A inovação da bicicleta como um meio de transporte em massa, resultou num rápido crescimento; Em 1905, a Fichtel & Sachs já tinha 900 funcionários.

Novos produtos para a mobilidade

Quando o diretor comercial, Karl Fichtel morreu cedo e inesperadamente em 1911, Ernst Sachs assumiu o controle único da empresa que tinha crescido e contava então com 2600 funcionários. Com a crise económica como pano de fundo, Sachs transformou a empresa num corporação em 1923, antes de vender a divisão de rolamentos em 1929 e concentrar-se na produção de motores, embraiagens e amortecedores para veículos. Um dos seus últimos desenvolvimentos foi um motor leve de dois tempos, instalado em quase todas as bicicletas com motor dos principais fabricantes de 1932. Nascia assim a popular motorizada.

Ernst Sachs faleceu nesse mesmo ano de 1932 e o seu filho, Willy, assumiu a empresa. Em 1945 após a confusão da guerra, 67% das fábricas em Schweinfurt foram destruídas; apesar disso, a produção foi retomada no final do ano. Um novo sucesso de vendas foi alcançado no início dos anos 50 com o lendário “Sachser”, um motor de 50 cc com transmissão de duas velocidades para monociclos.

 O caminho para uma marca global

Com o sucesso de mercado dos outros desenvolvimentos inovadores, a fábrica mãe em Schweinfurt teve de dobrar de tamanho em 1969. Além disso, várias empresas foram adquiridas e a corporação deu o primeiro passo em direção à América do Norte, antes da Mannesmann AG adquirir a maioria das ações em 1987.

A internacionalização da empresa prosseguiu e, em 1995, a Fichtel & Sachs era representada em todo o mundo com 38 empresas de produção e vendas. Renomeada como ZF Sachs AG, a empresa tornou-se parte do ZF Group em 2001 e fundiu-se com a ZF Friedrichshafen AG em 2011. Atualmente os produtos da marca Sachs são vendidos com sucesso internacionalmente pela ZF Aftermarket junto com as marcas LEMFÖRDER, TRW, BOGE e ZF OPENMATICS.

Exposição SACHS em 2015

A memorável e bem sucedida história da família e da marca Sachs está à mostra numa exposição no terreno da fábrica da ZF em Schweinfurt desde maio de 2015. Em 850 m², numa antiga fábrica reconstruída, os visitantes não apenas encontram mostras da história da empresa, como também um grande número de objetos expostos. Para tornar a história palpável e fornecer aos visitantes uma experiência original, a exposição é dividida em quatro seções: A história da empresa de 1895 a 2011, os marcos e os destaques tecnológicos, o compromisso com os desportos motorizados até a Fórmula 1 e um panorama sobre os desenvolvimentos atuais em projetos leves e de motores elétricos.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments