EWC, Bol d’Or 2022: Honda lidera no início, Suzuki em apuros

By on 17 Setembro, 2022
EWC, Bol d’Or 2022: Honda lidera no início, Suzuki em apuros thumbnail

A fase inicial da corrida de 24 horas em Le Castellet foi difícil. Muitas mudanças de liderança e diversidade de marca no topo criaram entusiasmo, mas a Suzuki está muito atrasada.

As bancadas estavam cheias, o sol brilhava e a pista estava nas melhores condições. A 85ª edição do Bol d’Or começou às 15h00 em ponto no Circuito Paul Ricard, em Le Castellet.

Na frente, a FCC TSR Honda teve a melhor largada. Mike di Meglio liderava após a primeira curva. Markus Reiterberger, que largou da pole position com a sua M1000RR da equipe de fábrica da BMW, seguia em terceiro após uma volta, atrás da Suzuki da Yoshimura SERT Motul e da Honda.

Nos minutos que se seguiram, uma batalha a quatro desenvolveu-se na frente, com a equipa ERC Endurance Ducati mesmo a assumir a liderança aos sete minutos. Xavi Fores estabeleceu tempos de volta consistentemente rápidos na Panigale V4R e inicialmente controlou o ritmo.

Depois de uma boa meia hora, o espanhol devolveu o primeiro lugar aos seus concorrentes, di Meglio voltou a conquistar o primeiro lugar com a Fireblade, enquanto Marvin Fritz lutou para voltar ao quinto lugar com a Yamaha e alcançou os quatro primeiros.

Fim-Ewc-Bol-Dor-2022-YART Yamaha, Fritz Marvin, Hanika Karel, Canepa Nicolo, Mulhauser Robin, Yamaha YZF R1, Formula EWC

Os primeiros pit stops programados começaram depois de apenas 42 minutos. A ERC-Ducati despachou a moto num piscar de olhos e voltou à pista com Chaz Davies. SERT e YART seguiram para as primeiras paragens após 48 minutos, a BMW mudou para Ilya Mikhalchik após 50 minutos e a FCC TSR Honda permaneceu na pista por 52 minutos antes de reabastecer pela primeira vez.

A Suzuki SERT causou o primeiro momento de choque. Depois de pouco mais de uma hora, Kazuki Watanabe saiu da pista no final da reta Mistral de 1,8 km. Os japoneses olharam para a moto e a GSX-R1000 estava a fumegar. No entanto, Watanabe voltou para a box, onde os mecânicos ainda estavam a trabalhar após 90 minutos.

A classificação intermediária no topo após 1,5 horas: 1. FCC TSR Honda. 2. BMW Motorrad World Endurance. 3.YART. 4. ERC Endurance Ducati. 5.SRC Kawasaki França.

Classificação aos 90 minutos

1             FCC TSR Honda France (Hook, Techer, Di Meglio), Honda CBR1000 RR-R              EWC     

2             BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, Mikhalchik, Guarnoni), BMW M 1000 RR EWC              + 0,463 segundos

3             YART – Yamaha Official Team EWC (Hanika, Fritz, Canepa), Yamaha YZF-R1 EWC              +0,710

4             ERC Endurance Ducati (Davies, Fores, Checa), Ducati Panigale V4R EWC              + 9.054

5             Webike SRC Kawasaki França (De Puniet, Masson, Marino), Kawasaki ZX-10R   EWC      +18.750

6             Tati Team Beringer (Mackels, Haslam, Leblanc), Kawasaki ZX-10R  EWC                + 1 volta

7             Wojcik Racing Team EWC (Gines, Morais, Linfoot), Yamaha YZF-R1 EWC              + 1 volta

8º           Wojcik Racing Team SST (M.Szkopek, Manfredi, Webb), Yamaha YZF-R1 SST     + 1 volta

9             Viltais Racing Igol (Alt, E.Nigon, Odendaal), Yamaha YZF-R13      EWC      + 1 volta

(…)

42           Yoshimura SERT Motul (Preto, Watanabe, Guintoli), Suzuki GSX-R1000

SST         + 12 voltas

You must be logged in to post a comment Login