SBK: Razgatlioglu seria um bom piloto no MotoGP?

By on 9 Julho, 2022
SBK: Razgatlioglu seria um bom piloto no MotoGP? thumbnail

Toprak Razgatlioglu já experimentou o protótipo Yamaha M1 de MotoGP, mas prossegue com a sua carreira nas SBK. Se mudasse de campeonato, seria o protagonista como é com a R1 derivada de produção?

O atual campeão do mundo de SBK teve a oportunidade, concedida pela Yamaha, de pilotar uma MotoGP em Aragón . Fê-lo em cerca de meio dia, nada mais. Suficiente ou insuficiente para entender qual é o potencial de um protótipo da categoria rainha? Será ele um piloto de MotoGP?

A pergunta seca: é, ou não é? Se pensarmos no seu estilo de pilotagem, na capacidade inata de encontrar rapidamente o limite máximo de qualquer moto, a resposta é “sim “. Sim, Razga é adequado ao MotoGP. No entanto, devemos especificar que uma MotoGP tem, de fato, as conotações de uma ‘prima donna’ que tem praticamente tudo das últimas tecnologias: eletrónica de primeira água, ajudas excessivamente intrusivas e facilidade de uso .

Então, como poderia o turco estar a bordo de uma MotoGP? Bem, mal? Talvez… Em primeiro lugar, Toprak Razgatlioglu deve ‘varrer’ da sua mente tudo o que conhece das SBK e pensar que muitos dos seus movimentos na moto devem mudar, já que a rigidez do quadro e a precisão necessária de trajetórias e linhas, representam um ingrediente fundamental para obter bons tempos de volta.

E há depois, o ambiente. É verdade que nas SBK o ambiente é do tipo familiar, se comparado ao paddock o MotoGP. Na classe rainha do motociclismohá necessidade de pilotos espontâneos e explosivos. Para nós, Toprak possui essas qualidades, embora o veredicto final só possa ser dado pela pessoa em questão.

Outra questão importante é a de saber como o “receberiam” os seus rivais? Exatamente como fazem com todos os outros, independentemente da nacionalidade e liga de origem. Os pilotos de MotoGP estão tão ocupados com as suas próprias coisas que quase “esquecem” quem chega ou quem sai. Aqui, vamos tentar imaginar um Razga colocado na equipa Monster Energy Yamaha ao lado de um certo Fabio Quartararo. Como companheiros de equipa, haverá sempre o risco de serem como água e óleo… Nunca se misturam!

O francês viraria a cabeça para o lado oposto para ver os usos e costumes do turco original de outras paragens? Não ou talvez sim, porque certamente a presença exótica de Toprak seria muito diferente do que ter Franco Morbidelli ao seu lado.

Conclusão: Se Razgatlioglu passar da SBK para MotoGP, vai fazê-lo com um único propósito: vencer . Caso contrário, continuará “lá” nas SBK, bem “calmo” e já como um expert onde corre como profissional.

You must be logged in to post a comment Login