MotoGP, Aleix Espargaró: “O Fabio calculou mal a manobra, foi só isso”
Antes do início da temporada 2022 da MotoGP, poucos ousariam afirmar que o piloto da Aprilia, Aleix Espargaró, chegaria às férias de verão como o primeiro perseguidor do atual campeão Fabio Quartararo.
Após a tão discutida colisão com Fabio Quartararo, o espanhol partiu numa recuperação de faca nos dentes, enquanto o líder do campeonato teve o primeiro DNF da temporada após uma segunda queda em Assen. Isto significou mais 13 pontos amelhados de um quarto lugar no GP dos Países Baixos, reduzindo-se a diferença de Aleix para 21 pontos em relação ao líder Quartararo. E o objetivo do espanhol era precisamente “ficar a menos de uma vitória do líder”.
“Sou um veterano no paddock” disse Aleix sereno e a frio depois de uma fantástica corrida de recuperação. “Gosto de analisar como estão as coisas. Conheço esta categoria, conheço a moto, conheço os meus rivais. Sei o quanto o Fabio está confiante e também dediquei muito tempo para analisar os vídeos da corrida e da sessão – tudo. Sei como como está alto o seu nível de confiança. Mas não é tão fácil manter esse nível e não cometer erros, quando se é tão rápido.”
Do choque de Fabio Quartararo contra a sua Aprilia, Aleix aceitou de imediato o pedido de desculpas do francês e não guardou quaisquer rancor contra ele – procedendo como um digno campeão!
“O Fabio não foi arrogante no domingo, sente-se muito bem na moto e muito mais rápido do que os outros, calculou mal a sua manobra e foi só isso. Sabia que algo assim poderia acontecer. E a partir desse momento eu disse a mim mesmo: ‘O Fabio é quase perfeito’”.
O pai de família conseguiu depois de uma corrida impressionante recuperar o atraso desde 16º, incluindo uma manobra de dupla ultrapassagem na última chicane para chegar a um inesperado quarto lugar.
Após o primeiro erro do seu rival pelo título, Aleix tem agora a pausa e o descanso que diz precisar, antes do campeonato retomar após as férias no dia 7 de agosto em Silverstone. “Honestamente, estou super cansado. Preciso de uma pausa – não cinco semanas, mas mentalmente este ano é completamente diferente para mim do que no passado. Acho que isso é normal, estou na luta pelo título.” Confessou Aleix.
“No sábado estava sentado na motorhome com o meu filho em Assen, estávamos a assistir a um filme e estava de rastos. Preciso de uma pausa para que a minha mente possa desligar”.
Questionado se viu a provas neerlandesa como uma oportunidade perdida para vencer, Aleix Espagaró, fez uma pausa, reflectiu na pergunta e disse. “É difícil dizer. Acho que poderia ter vencido. Se o Fabio tivesse ficado em segundo, eu teria ganho cinco pontos. Treze pontos foram importantes do ponto de vista do Campeonato do Mundo, mas perdi uma vitória – e só tenho uma vitória em GP’s na minha carreira. Então, teria preferido apenas cinco pontos e conseguido a vitória, para ser honesto.”
Um facto: Aleix Espargaró é o único piloto que sempre terminou nos pontos nos onze primeiros Grandes Prémios de 2022.
You must be logged in to post a comment Login