BMW aponta metas para a eletrificação nas scooters e motos

By on 25 Janeiro, 2022

O que vai acontecer com a chegada em força das motos elétricas? Vão elas substituir em absoluto as motos com motores térmicos? Haverá uma transição rápida nas scooters (2025), e mais tardia para as motos… felizmente!

Tomando o exemplo da BMW, a marca com sede em Munique espera ter a sua gama de mobilidade urbana 100% elétrica dentro de três anos, uma gama completa de scooters elétricas e/ou híbridas a partir de 2025.

Comprometido há vários anos com a eletrificação das suas gamas, o grupo BMW vendeu o seu milionésimo veículo elétrico em 2021 e aproveitou esta fase e os seus bons resultados de vendas, para apresentar os seus projetos e a continuação da sua transformação. Ficamos assim a saber que não serão apenas os automóveis do grupo que vão abandonar gradualmente os motores de combustão interna, mas também os veículos motorizados de duas rodas.

Uma mudança que começou com a C Evolution

Já faz quase uma década desde que a BMW Motorrad introduziu a sua primeira scooter elétrica com a C Evolution. Depois de uma carreira de sucesso, a scooter elétrica da Baviera acaba de ser substituída por uma CE-04 de estilo futurista, que dá o tom para as futuras produções do fabricante. Além disto, a marca alemã, que recentemente celebrou uma nova parceria com a TVS para o desenvolvimento de uma plataforma comum de motociclos elétricos de pequena cilindrada, afirma assim a sua vontade de mudar toda a sua gama de mobilidade urbana para elétrica. A meta é 2025, já!

Serão assim as scooters C400X e C400GT substituidas dentro de três anos em favor de novos modelos que, sem dúvida, devem estar mais próximos dos recentes conceitos CE-02 e AMBY? Tendo em conta que o fabricante anunciou à margem da apresentação do CE 04 que a partir de agora um novo veículo elétrico de duas rodas seria lançado a cada 12/24 meses, parece plausivel que isso venha a suceder.

E as motos que tanto apreciamos e admiramos, as de maior cilindrada naturalmente? Aqui também a BMW Motorrad pretende iniciar a transição, mas a longo prazo. Os primeiros modelos de motos eletrificadas devem surgir apenas em 2025, mas ainda nada está definido quanto à sua natureza, pois também podem ser motores híbridos.

O objetivo geral é atingir pelo menos metade das suas vendas com veículos 100% elétricos até 2030. Mas o que parece é que motor de combustão ainda não deu o último suspiro.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments