MotoGP: Estatísticas demonstram a maior fraqueza da Honda
Não é surpresa nem segredo para ninguém que a Honda tem a moto mais difícil de conduzir de toda a grelha. E os dados estatísticos das quedas na época de 2021 vão nesse sentido.
Curiosamente, o piloto que caiu mais vezes em 2021 não foi um piloto Honda, mas sim Iker Lecuona, da KTM, com 26 quedas em 18 fins de semana de corrida. Das 278 quedas que se registaram no total, o espanhol regista quase 10% das mesmas. Mas os três pilotos que se seguem a Lecuona são todos da Honda.
Marc Márquez, apesar de só ter competido em 14 das 18 corridas, termina no segundo lugar deste ranking, com 22 quedas. O espanhol começou a época a recuperar da lesão que o afetou no final de 2020 e depois falhou as últimas duas provas do ano, com uma lesão diferente. Seguem-se Pol Espargaró, com 20 quedas, e Álex Márquez, com 19. Apenas Taka Nakagami teve um ano mais tranquilo, mas ainda assim com 12 quedas, confortavelmente dentro do top-8.
Sendo verdade que a única queda que impediu um piloto de começar uma prova foi a de Espargaró em Valência, também é verdade que, se estiveres sempre a cair, mais probabilidades tens de te magoar. E agora que Marc Márquez falhou boa parte do ano por lesão, a Honda parece ter percebido que tem de criar uma moto mais segura para os seus pilotos.
You must be logged in to post a comment Login