Covid19: Contentores de motos bloqueados nos portos da China
Há muitos fabricantes que lutam para transportar motos para os concessionários na Europa, principalmente os asiáticos, que embarcam por mar e que deram de cara com a “escassez de contentores”, isto depois dos problemas com os semicondutores ‘retidos’ no Canal do Suez…
Na semana passada, um terminal de contentores no porto de Ningbo-Zhoushan, na China, foi fechado devido à Covid19. A notícia não encontrou muito eco, exceto na imprensa económica. Ningbo é o maior porto do mundo em volume de mercadorias em trânsito. E a indústria de motos também está a pagar pela crise dos contentores, com alguns modelos de diferentes fabricantes a atrasarem-se no caminho para os stands.
O problema é que, com a pandemia de Covid, um forte desequilíbrio foi criado no comércio transoceânico. Na verdade, as exportações da China para o mundo ocidental aumentaram dramaticamente, enquanto as importações diminuíram. Isso fez com que uma grande quantidade de contentores vazios permanecessem armazenados nos portos europeus e norte-americanos, a ponto de hoje as empresas chinesas pagarem pela viagem de regresso dos contentores vazios.
Depois do problemas com os semicondutores no Canal do Suez, o resultado é uma crise mundial que não dá sinais de estar resolvida. E isso, de fato, é ainda mais agravado pelo fato da China estar a colocar os portos em quarentena, resultando em tempos de espera mais longos para as motos chegarem aos concessionários, e custos crescentes.
0 comments