Bruxelas preocupada com a poluição penaliza as scooters

By on 5 Julho, 2021

O governo belga estabeleceu como meta banir veículos a diesel até 2030 e gasolina, GLP e metano até 2035. O roteiro elaborado pela Brussels Environnement penaliza imediatamente as scooters.

O mundo caminha na direção da eletricidade e de soluções capazes de reduzir o impacto ambiental. O transporte rodoviário, de facto, é uma das principais fontes de ar poluição, especialmente em Bruxelas, cidade onde em 2016 foi responsável por 61% das emissões de óxido de azoto e 26% de material particulado.

Precisamente por esta razão, o governo belga estabeleceu como objetivo proibir os veículos a diesel até 2030 e os veículos a gasolina, GPL e metano até 2035. 

A notícia vem diretamente do Brussels Environnement – administração para o meio ambiente e energia da região de Bruxelas-Capital -, que explica a importância de continuar o desenvolvimento de Zona de Baixas Emissões. O objetivo é construir um ambiente saudável e descarbonizar a mobilidade para que todos possam se locomover na Região de Bruxelas sem poluir. 

O problema é o impacto que isto terá no futuro das duas rodas. não sendo boas as notícias para este sector. A principal novidade, diz respeito apenas às scooters, que serão as primeiras a serem afetadas, antes mesmo dos diesel. Na verdade, os veículos das categorias L1 e L2 não serão mais tolerados a partir de 2028. Porém, não será o mesmo para as motos (categoria L3-L7). De acordo com as diretrizes atuais da tabela, de fato, os veículos de duas rodas pertencentes a essas categorias, não serão proibidos antes de 2035.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments