MotoGP, 2021, a maré de Assen
Desde 2011 que o vencedor do TT holandês alterna entre a Honda e a Yamaha… o que acontecerá em 2021?
Foi um confronto de sábado da Yamaha Monster Energy em Assen, quando Maverick Viñales estabeleceu um novo recorde de volta para bater o líder do Campeonato do Mundo Fabio Quartararo para a pole position. Agora, chegou o dia da corrida! Preparem-se para o encontro da MotoGP com algumas estatísticas.
1. Viñales qualificou-se na pole pela primeira vez desde o GP Emilia Romagna no ano passado, a caminho de vencer a corrida. Esta é a 13ª pole position de Viñales na classe rainha, igualando Loris Capirossi e Sete Gibernau. É a sua segunda pole em Assen em Grand Prix, juntamente com 2011 nas 125cc.
2. Desde 2011, o vencedor da corrida de MotoGP no TT Assen alternou entre uma Yamaha e uma Honda (ano ímpar para a Yamaha, ano par para a Honda). Em 2019, Maverick Viñales venceu a corrida montando uma Yamaha. O que irá acontecer em 2021?
4. Com Quartararo em segundo lugar como o melhor piloto francês, termina uma sequência de seis corridas sucessivas com um francês na pole.
5. Takaaki Nakagami (Honda LCR Idemitsu) qualificou-se em quarto lugar, o seu melhor resultado de qualificação desde que foi terceiro em Valência, no ano passado. O seu objetivo será subir ao pódio pela primeira vez na categoria rainha. Nas suas duas visitas anteriores em MotoGP a Assen, não conseguiu marcar nenhum ponto.
6. Depois de passar pelo Q1 pela primeira vez da temporada, Johann Zarco (Pramac Racing) qualificou-se no quinto lugar, que é apenas a quarta vez que não conseguiu começar da primeira fila até agora este ano. No entanto, este ano, partiu sempre das primeiras duas filas.
7. Jack Miller (Ducati Lenovo Team), que levou a sua primeira vitória em MotoGP em Assen em 2016, qualificou-se em oitavo, a primeira vez que não se qualifica nas duas primeiras filas da grelha desde Teruel, no ano passado, quando foi 14º.
8. Aleix Espargaró (Aprilia Gresini) qualificou-se em nono lugar, a oitava vez até agora este ano que parte das três filas da frente da grelha. O seu objetivo será dar à Aprilia o seu primeiro top 5 desde a introdução do MotoGP em 2002.
9. Valentino Rossi (Yamaha Petronas SRT), que já ganhou 10 vezes no TT Assen, qualificou-se em 12º lugar, o seu melhor resultado desde que foi 11º em Barcelona.
10. Marc Márquez (Honda Repsol) não conseguiu entrar no Q2 pela quarta vez (juntamente com a Itália 2015, Espanha 2021 e Catalunha 2021) e qualificou-se em 20º, o seu pior resultado de qualificação no MotoGP.
You must be logged in to post a comment Login