MotoGP, 2021, Sachsenring: Por que é que Márquez é(ra) tão bom no Sachsenring?
Desde 2010, o número 93 ganhou cada uma das corridas disputadas no circuito alemão nas 3 classes. O que faz de Sachsenring um circuito tão bom para o piloto da Honda Repsol?
Não importa se faz chuva ou o sol, se o alcatrão é novo ou velho, se está quente ou frio, Marc Márquez obteve oito vitórias consecutivas no Sachsenring, todas a partir da pole position.
Com este historial, não há dúvida de que o traçado é um dos melhores para o piloto de Cervera, e há toda uma série de razões para isso.
A primeira delas é que o Sachsenring corre no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Isto é o mesmo que circuitos de pista de terra, um desporto que Marc adora e em que participa regularmente.
Com apenas 3.671 m de comprimento, o Sachsenring é a pista mais curta do calendário do MotoGP. Isto faz com que as voltas sejam curtas, o que também é típico nessa disciplina.
O Sachsenring também tem um grande número de curvas à esquerda – 10 de 13, mais uma característica que partilha com circuitos de pista de terra batida. Considerando que o número 93 gosta de curvas à esquerda, não é surpresa que ele seja normalmente o piloto mais rápido no GP alemão.
Em particular, o troço entre a curva 4 e a curva 10 só tem curvas à esquerda. Este trecho é especialmente complicado, já que o lado esquerdo do pneu aquece enquanto o lado direito arrefece.
Isto é problemático quando o piloto chega à curva 11, uma descendente rápida com baixa visibilidade e sem margem para erros, que é também uma curva para a direita. Alguns pilotos podem cortar gás, concentrar-se na trajetória correta e perder um pouco de tempo na curva.
Outros entram na curva 11 a toda a velocidade, mantendo o gás mesmo que não consigam ver a saída e confiando na sua fé para entrar no sector rápido à maior velocidade possível.
Isto é muito difícil porque o percurso deve ser quase perfeito se não se quiser sair de pista, mas podem-se ganhar alguns segundos preciosos para ajudar a levar para casa uma vitória.
Depois de termos visto Marc encontrar os seus limites e ultrapassá-los vezes sem conta, não temos dúvidas quanto ao tipo de piloto que ele é, uma atitude que funciona a seu favor quando ele luta contra a Curva 11 do Sachsenring.
Marc Márquez detém os recordes actuais para a volta mais rápida absoluta e a volta mais rápida em corrida neste circuito.
Ele também tem o maior número de vitórias juntamente com Agostini (10). No entanto, os seus antecessores competiram no antigo circuito mais longo, não o que conhecemos hoje.
Marc Márquez no Sachsenring em números
Terminamos com um olhar retrospectivo ao piloto neste circuito:
Vitórias e Pódios: 10, 125cc (1), Moto2 (2), MotoGP (7)
Poles: 10, 125cc (1), Moto2 (2), MotoGP (7)
Voltas mais rápidas: 6, 125cc (1), MotoGP (5)
You must be logged in to post a comment Login