Espanha – Obrigação do uso de luvas na moto!
A partir de 2021 as novas regras para a segurança das duas rodas no país vizinho vão obrigar ao uso de roupas técnicas, e nos próximos anos, até mesmo os coletes de proteção (airbag) se podem tornar Lei.
Assim são as novas regras para os motociclistas espanhóis e a sua segurança: a partir deste ano é obrigatório o uso de luvas enquanto se conduzem motociclos e ciclomotores. Isso foi confirmado pela Diretoria-Geral de Trânsito (DGT), entidade que havia anunciado a introdução das novas regras em dezembro. Isto significa também que caso viaje para o país vizinho, já sabe, coloque as luvas de proteção para não levar com uma cóima – ainda que isso aconteça num dia escaldante e com temperaturas próximas dos 40ºC.
LUVAS OBRIGATÓRIAS
As novas regras fazem parte do Plano de Medidas Especiais de Duas Rodas, iniciado no final de 2019. A exigência das luvas diz respeito aos condutores e passageiros e está prestes a entrar em vigor, embora a data oficial ainda não tenha sido comunicada. Mas as mudanças na Lei não se vão ficam por isto.
USO DO AIRBAG NO FUTURO?
Na verdade, existe a possibilidade de introduzir a obrigação dos coletes airbag. Jorge Ordàs, vice-diretor de mobilidade da DGT, disse: “Como não podemos imaginar um automobilista sem cinto de segurança, a médio prazo gostaríamos de ver também os motociclistas a viajar com um dispositivo airbag.”
O Ministro do Interior Grande-Malaska também usou as mesmas palavras em termos de tempo, comentando sobre a medida que “terá que ser efetivada a médio prazo”. A médio prazo, queremos dizer os próximos 5 a 10 anos, mas a campanha de consciencilização já começou: a associação Anesdor envolveu pilotos de MotoGP e Superbike denominada “Coloque o airbag”.
A campanha serve para persuadir a grande maioria dos espanhóis que vêem o airbag como, um acessório de segurança não essencial – ou pelo menos impróprio para conduzir. Ao contrário de Itália, onde as roupas técnicas são obrigatórias de acordo com a potência da moto em Espanha a obrigação de proteção diz respeito apenas à condução em geral.
Se a introdução do capacete obrigatório, em 1992, despertou mal-estar e dúvidas sobre as consequências para o mercado das duas rodas – então negadas pelo curso natural dos eventos – é fácil imaginar dores de cabeça a muitos motociclistas a obrigação do uso do airbag no futuro.
0 comments