Bajaj vai relançar a Excelsior-Henderson

By on 18 Dezembro, 2020

O construtor indiano já tem o nome e o logotipo da antiga marca norte-americana, fundada em 1911 pelos irmãos William e Tom Henderson.

A Índia é claramente o novo eldorado das motos e não foi por acaso que aquele país superou a China há poucos anos, passado a ser o maior produtor de duas rodas ou aquele a que mais e mais fabricantes europeus se estão a associar aos gigantes locais.

A nova tendência na Índia é comprar marcas antigas que desapareceram e reavivá-las. Já o vimos com a Jawa e BSA na Mahindra, ou com a Norton num passado mais recente tomada pela TVS. Mas agora é a Bajaj, fiel parceiro da KTM, que se lança nessa moda comprando a Excelsior-Henderson.

Falando das motos Excelsior no século passado, estamos a falar da marca da nascida em Chicago e que competiu com a Indian e Harley-Davidson até ao ‘crash’ de 1929 que levou ao seu desaparecimento. A marca tentou um regresso ao mercado na década de 1990, que terminou em fracasso. Depois, há três anos atrás, toda a propriedade intelectual do fabricante americano foi leiloada mas não foi encontrado um único comprador. A Excelsior-Henderson estava então fora do mercado, desaparecida e em ‘terra de ninguém’.

No entanto, na última terça-feira surgiu a informação que o grupo Bajaj tem as mãos a marca e está a preparar-se para relançá-la em breve. Nenhum anúncio oficial ainda foi feito, mas o fabricante indiano acaba de apresentar o nome e o icónico logotipo em forma de X da marca americana em muitos mercados para a produção de motos, acessórios e roupas.

Com as informações agora conhecidas, não há dúvida de que a Bajaj irá rapidamente formalizar a notícia. Quanto à forma como será feito esse renascimento, ainda nada se sabe.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments