Honda T650 S – Uma Scrambler de Inspiração “CL” da Thrive Motorcycles
A Honda CB650 original foi lançada em 1979, ou seja, há quase quatro décadas, vindo a substituir a então CB550, as cilindradas estavam a ser então aumentadas passando a 650 a ser considerada a cilindrada média.
Nos anos 60 e 70 a Honda lançou também alguns modelos em versão Scrambler das suas motos de estrada. As Scramblers passaram a ter a designação de CL em vez de CB, as famosas CL350, mas assistimos infelizmente ao desaparecimento das mesmas no inicio da década de 80. Mal sabiam que o conceito viria a tornar-se tremendamente popular de novo.
A equipa do preparador Thrive Motorcycles decidiu recuperar esse património de marca e fazer reviver as Scramblers Honda de então, partindo de uma CB650 e transformando-a precisamente numa CL650.
A Thrive Motorcycles, com sede na Indonésia, criou uma enorme reputação a nível internacional na transformação de motos graças à enorme qualidade dos seus projectos e à extrema atenção que prestam a cada detalhe.
O projecto teve a sua fase inicial quando o proprietário de uma Honda CB 650, amigo da Thrive Motorcycles, decidiu recuperar a moto que havia recém comprado e que não se encontrava nas melhores condições. Após as primeiras sugestões da Thrive, Anka, o proprietário, decidiu deixar nas mãos da sua equipa o desenvolvimento total do projecto.
Com a decisão tomada procederam à desmontagem total da CB650 e à adaptação da CB a CL de acordo com as especificações das mesmas. Todo o material de origem da CB foi colocado de lado. O motor foi recuperado e pintado de negro juntamente com o quadro que foi entretanto modificado e adaptado ao conceito Scrambler.
A equipa da Thrive decidiu fabricar de raíz um escape específico para a nova CL, trabalho que exigiu especial atenção e muita arte nas soldaduras . Também o depósito de combustivel foi desenhado e executado de raíz, em alumínio, juntamente com os guarda lamas, as tampas laterais e os faróis dianteiros e traseiro, que foram concebidos de forma minimalista para impactar o menos possível o resultado final.
Foram mantidas no entanto as jantes originais tendo sido montados pneus de dimensão superior. O look final está bem conseguido e invoca de facto as antigas Hondas CL Scrambler dos anos 60/70.
Fontes : Silodrome e Thrive Motorcycles
Galeria de Imagens
0 comments