Nova Suzuki RM-Z450 para 2018 – Totalmente Renovada

By on 15 Julho, 2017

Com uma nova estética muito agressiva a Suzuki RM-Z450 de 2018 sofreu uma enorme evolução a nível do seu motor, do seu quadro e de toda a sua ciclística, abandonando inclusivamente as suspensões da Showa a ar e incluindo agora um sofisticado amortecedor traseiro.

Todos as alterações foram realizadas com três objectivos em mente, conseguir maior controle da moto sobretudo a curvar, aumentar a potência do seu motor e a potência de travagem também.

Para 2018 a Suzuki abandona as suspensões a ar e monta agora uma Showa de 49mm com molas e um amortecedor traseiro de competição Showa BFRC, sendo a primeira moto de série a montar este sofisticado amortecedor.

A nível do seu visual a RM-Z450 sofreu alterações consideráveis agora a replicar as RMZ’s de competição. O aspecto geral da moto foi totalmente revisto, com os plásticos a montarem pormenores em carbono que de imediato chamam a nossa atenção. Com a anterior RMZ a acusar o peso dos anos esta versão de 2018 vem agora totalmente redesenhada e com um look agressivo muito actual.

O motor da RM-Z450 foi actualizado em muitos dos seus componentes e inclui agora o sistema da Suzuki S-HAC Suzuki Hole-Shot Assist Control. Com um sistema de injecção electrónica totalmente renovado, que inclui uma entrada de ar 30% maior, que combinado com a introdução de novas peças de motor, válvulas e cames, e maior pressão nos injectores conseguem aumentar a potência e a rotação máxima do motor da RMZ e sobretudo o seu torque a baixa rotação.

A nova electrónica da RMZ foi também alvo de upgrade sendo que a centralina opera 1.6x mais rápida que a anterior e retém 2.5x mais informação, realidade que faz aumentar consideravelmente o desempenho do sistema S-HAC, através das opções selecionáveis num botão situado no guiador da moto. O modo A é o recomendado para situações de superfícies muito escorregadias e oferece maior suavidade na entrega de potência. O modo B avança o tempo de ignição durante 5 segundos para que os arranques sejam balísticos… Também existe a possibilidade de desligar o sistema S-HAC.

O quadro, o sub-quadro e o braço oscilante sofreram também alterações no seu desenho estrutural com o objectivo de ganhar maior desempenho em curva e ao mesmo tempo maior sensibilidade e conforto do piloto.

Também a travagem foi alvo de profunda revisão neste RM-Z450 e sobretudo na dianteira podemos observar um novo disco de 270mm de diâmetro ou seja mais 20mm que a versão de 2017. No travão traseiro procurou-se maior poder de travagem a través da introdução de um novo êmbolo de formato distinto que garante maior efectividade.

A questão do peso foi também uma preocupação mas a versão de 2018 mantém uma distribuição de massas exactamente idêntica à sua antecessora. A nível de pneus monta de origem os Bridgestone Battlecross X30 na dimensão 80/100 21à frente e na traseira 110/90-19.

 

Ficha técnica Suzuki RM-Z450 2018

MOTOR  
Tipo Monocilíndrico de 4 tempos, refrigeração liquida
Distribuição DOHC, 4 válvulas
Cilindrada 449 cc
Diámetro x Curso 96,0 × 62,1 mm
Relação de compressão 12.5:1
Potência máxima declarada N.D.
Par máximo declarado N.D.
Alimentação Inyección electrónica
Ignição Electrónico CDI
Arranque Pedal de Kick
Óleo de motor 15W-50
TRANSMISSÃO  
Transmissão secundária Corrente
Caixa de velocidades 5 velocidades
Embraiagem Multidisco em óleo
Quadro  
Tipo Perimetral alumínio
Braço oscilante Dupla trave de aluminio
SUSPENSÕES
Dianteira Invertida Showa regulável em pré-carga, compressão e extensão. Curso: N.D.
Traseira Monoamortecedor Showa regulável em pré-carga, compressão e extensão. Curso: N.D.
Rodas  
Dianteira 80/100-21 51M
Traseira 110/90-19 62M
Travões  
Dianteiro Disco. Pinça com dois êmbolos
Traseiro Disco. Pinça com um único êmbolo
MEDIDAS  
Comprimento 2.175 mm
Altura 1.260 mm
Largura 835 mm
Distância entre eixos 1.480 mm
Altura do banco 960 mm
Peso em seco 112 kg
Peso atestada N.D.
Depósito 6,3 litros

GALERIA

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments