Aprilia Tuono V4 1100 pura adrenalina
Para a Naked mais veloz de sempre, descendente directa da RSV4, sete vezes campeã de SBK, chega uma evolução que permite atingir prestações excepcionais.
A nova gestão electrónica compreende agora um vasto leque de controlos dinâmicos do APRC, com os novos Cornering ABS, Pit Limiter e Cruise Control.
O motor, um fantástico V4 com 175 CV, cumpre agora o Euro 4, com uma performance soberba.
A Tuono V4 1100 é a única naked com um quatro cilindros em V a 65, tem características únicas. A arquitectura em V longitudinal permitiu a construção de um motor extremamente compacto, favorecendo o equilíbrio de massas e um ciclística compacta.
Por seu turno, o propulsor surge agora com um novo sistema de escape cujo silenciador tem uma dupla sonda Lambda e válvula integrada. Já a centralina do motor é também uma nova unidade, capaz de gerir o incremento das rotações de 500 rpm.
A nova gama Aprilia Tuono V4 1100 está disponível em Grigio Portimão e Nero Assen, enquanto que a Tuono V4 1100 Factory tem os grafismos Superpole. Esta última distingue-se pelo trio Ohlins e pela cobertura do lugar do passageiro.
Em ambos modelos, a ligeireza das jantes em alumínio contribui para reduzir ao máximo o efeito giroscópio, o que redunda numa superior manobrabilidade. A Tuono V4 1100 Factory vem equipada com os Pirelli Diablo Supercorsa, com a medida 200/55 atrás, e a Tuono V4 RR os Pirelli Diablo Rosso III.
Para além do magnífico quadro, que possibilita uma manobrabilidade e estabilidade únicas e que é derivado da RSV4, existem novidades nos travões e nas suspensões. Os travões dianteiros Brembo derivam directamente da nova RSV4 e contam com discos de 330 mm e pinças M50.
Mas é em matéria de electrónica que está a revolução desta Aprilia. A maior inovação na nova Tuono é relativa à sua electrónica, com o novo APRC. O APRC (Aprilia Performance Ride Control) é o conhecido pacote de sistemas de controlo que deriva directamente da tecnologia vencedora das Superbikes, o mais completo entre os disponíveis no mercado actualmente.
A quarta geração do APRC integra-se na perfeição com a nova gestão electrónica do novo comando do acelerador, completamente integrado Full Ride-by-Wire, o qual permitiu retirar 590 gr de peso à moto.
O APRC da Tuono V4 1100 RR e da Tuono V4 1100 Factory inclui:
– Novo ATC: Aprilia Traction Control, o controlo de tração regulável, sem largar o acelerador, com 8 níveis, graças a um prático joystick no lado esquerdo do guiador, com requintadíssimas lógicas de intervenção;
– Novo AWC: Aprilia Wheelie Control, o sistema de controlo de levantamento da roda dianteira, regulável em 3 níveis, pode ser ajustado sem largar o acelerador
– Novo ALC: Aprilia Launch Control, o sistema de servomecanismo na partida para uso exclusivo em pista, regulável em 3 níveis;
– Novo AQS: Aprilia Quickshift, a caixa de velocidades electrónica, para mudanças extremamente rápidas sem largar o acelerador e sem usar a embraiagem, agora com downshift
Novo APL: Aprilia Pit Limiter, sistema que permite seleccionar e limitar a velocidade para entrar no pit lane do circuito
Novo ACC: Aprilia Cruise Control. A nova gestão electrónica permitiu desenvolver um evoluído sistema de cruise control, útil em viagens longas.
Além do APRC de quarta geração, as novas Tuono têm de série um evoluído Cornering ABS Multimapa, desenvolvido em colaboração com a Bosch para garantir maior segurança na estrada e melhores performances em circuito. O sistema 9.1 MP optimiza a travagem e a intervenção do ABS em curva, graças a um algoritmo específico que controla parâmetros como a aceleração lateral, a pressão exercida na manete de travão e o ângulo da moto. O novo ABS trabalha em conjunto com o sistema RLM (Rear Liftup Mitigation) da Aprilia, que limita a elevação da roda traseira aquando da travagem, para maior precisão de condução. O Cornering ABS é regulável em 3 níveis e desconectável, e independente dos 3 novos mapas de motor (Sport, Track, Race), permitindo ao piloto encontrar facilmente a melhor regulação possível. Os mapas de motor são “full power”.
A renovação da gestão electrónica da Tuono passa também pela nova instrumentação TFT, a cores, que resulta num verdadeiro computador com funções excepcionais. Possui dois esquemas visuais seleccionáveis (Road e Race), com retroiluminação diurna ou nocturna. Como opcional, surge a nova versão do V4-MP, a plataforma multimédia da Aprilia, que permite conectar o smartphone à moto via bluetooth. Agora, contempla o sistema Corner By Corner, cujos dados podem ser posteriormente descarregados para um computador.
Nesta nova versão, existem também novos circuitos e a possibilidade de aquisição de dados e de cronometrar um circuito não presente no software, que agora reduz ao mínimo o consumo de bateria do smartphone. O V4-MP inclui também um sistema de infotainment, que faz a gestão dos comandos por voz e das chamadas do smartphone, sendo tal actividade visível na instrumentação digital.
Ficha Técnica
Motor – Aprilia V4 a 65º, 4 tempos, dupla árvore de cames à cabeça (DOHC), quatro válvulas por cilindro. Ride by Wire com 3 mapas de gestão do motor (Sport, Race, Track)
Cilindrada – 1077 cc
Potência – 175 CV (129 kW) às 11.000 rpm
Binário – 121 Nm às 9.000 rpm
Refrigeração Líquida
Suspensão Dianteira – Sachs invertida com 43 mm. Completamente regulável. Curso 120 mm
Suspensão Traseira – Duplo braço oscilante em alumínio. Monoamortecedor Sachs com “piggy-back”, completamente regulável (pré- carga, extensão e compressão). Sistema progressivo APS. Curso 130 mm
Travão Dianteiro – Duplo disco flutuante de Ø 330 mm. Pinça radial monobloco Brembo M50 de 4 pistons opostos. Tubo em malha de aço
Travão Traseiro – Disco de Ø 220 mm. Pinça radial Brembo. Tubo em malha de aço
Sistema ABS – Bosch 9.1 MP, com 3 mapas selecionáveis, com RLM (Rear wheel Lift-up Mitigation) desconetável
Roda dianteira – Jante de 3 raios em alumínio. Pneu 120/70 ZR17
Roda traseira – Jante de 3 raios em alumínio. Pneu 190/55 ZR17
Altura do Assento – 825 mm
Capacidade do Depósito 18.5 lt, 4 lt reserva
Homologação Euro 4
Gestão eletrónica – Sistema APRC (Aprilia Performance Ride Control), composto por ATC (Aprilia Traction Control), AWC (Aprilia Wheelie Control), ALC (Aprilia Launch Control), AQS (Aprilia Quick Shifter), ACC (Aprilia Cruise Control), APL (Aprilia Pit Limiter), Cornering ABS. Todos os sistemas operados de forma independente
0 comments