Harley Davidson Street Rod 750 / 2017 – Urban Riding in Style
No ano de 2013 a Harley anunciou 2 novos modelos na sua gama, a Street 500 e a Street 750. O anúncio deste modelos significou o fim de um período de cerca de 13 anos em que a Harley tinha deixado de anunciar uma nova categoria de produtos, sobretudo nas cilindradas mais baixas. Nesse sentido o desenvolvimento da gama Street representava duas grandes evoluções. Primeiro a Harley passou a ter uma moto para os mais jovens e menos experientes, segundo seria uma moto mais dirigida para mercados emergentes e mercado europeu.
Logo de seguida veio mais uma notícia que chocou parte da comunidade Harlista. Os modelos Street a serem comercializados fora dos Estados Unidos e Canadá iriam ser fabricados numa fábrica em Haryana na Índia. Infelizmente após o seu lançamento a comunidade jornalística e os clientes em geral foi tremendamente críticos em relação a alguns aspectos relacionados com o desempenho da Street, qualidade de construção e acabamentos.
A Harley na altura respondeu relativamente rápido corrigindo a maioria dos pontos negativos. Passaram-se entretanto cerca de 3 anos e parece ser que a gama acabou por sua afirmar num mercado cada vez mais disputado e consolidar a sua posição e reconhecimento. A Harley vendeu cerca de 35.000 unidades a nível mundial, superando mesmo a venda das suas Cruisers mais pequenas e deixando algo inquieta a concorrência directa aos seus modelos Street.
Agora para 2017 a Harley decidiu apresentar uma nova moto na sua gama Street, a Street Rod 750, uma moto de linhas fluidas, sem soldaduras imperfeitas, mínimo de cabos e ligações à vista, quase minimalista nos seus acabamentos e aspecto geral… dentro do espírito “less is more”.
O posicionamento é agora claro pois a Street Rod aponta directamente às europeias Ducati Scrambler e Triumph Street Twin. Em desenvolvimento desde 2013 o projecto da Street Rod chegou a chamar-se RDX800 e existiu inclusivamente um protótipo apresentado então.
Parece ser que a inspiração para a concepção da Street Rod veio directamente das competições de Drag Racing nos Estados Unidos, e dos chamados Muscle cars dos anos 70. Podemos perceber também um painel semelhante ao de uma Flat Tacker Racer com dois amortecedores que parecem ter saído da sua XR e um pequena proteção dianteira semelhante às das V-Rod de onde obviamente herdou parte da sua designação. O look final da Street Rod não veio exclusivamente do seu departamento de design. O departamento de marketing da HD entrevistou cerca de 3.000 proprietários de Harleys para se assegurar que o resultado final seria do agrado da sua enorme base de fans. Olhando hoje para a Street Rod percebemos de imediato que o resultado final é bastante mais compacto a Street original.
A roda traseira quase colada ao quadro, um banco curto e guiador largo dão–lhe um ar agressivo e são garantia de um maior controle em ambiente urbano, local onde a Harley considera que será aquele onde se verão mais das suas motos Street Rod. Com a maior distância ao solo, suspensões totalmente revistas e uma posição mais chegada à frente garantem uma maior facilidade de condução e maneabilidade
A potência do motor foi também revista no actual e popular V-Twin Revolution X. Mais compressão, maior regime de rotação máxima, um escape e uma uma admissão revistas conferem maior pujança ao motor da Street Rod. A nova configuração do motor da Street Rod fá-la superar os 68cv, cerca de mais 20% do que o modelo anterior Street 750. A Harley teve também atenção à travagem, instalando agora duplo disco à frente.
Com uma entrega de potência suave, com muito torque concentrado a baixa rotação o que facilita a circulação em ambiente urbano e entre os carros. A suspensão invertida não ajustàvel cumpre satisfatoriamente com a sua missão e os pisa pés estão colocados numa posição elevada que dificilmente em curva irão roçar pelo solo. O banco é bastante confortável, o suficiente para não se ter que pensar nele.
Segundo a Harley a Street Rod foi especialmente concebida para rodar em cidade apesar do seu guiador largo e espelhos a aumentarem ainda mais a sua envergadura. Talvez tenha sido mais pensada para as estradas norte americana do que a europeias mas contamos em breve testar a Street Rod em ambiente urbano na nossa Lisboa e dar-vos conta da experiência.
Claro que como sempre e de acordo com a filosofia de personalização da Harley Davidson, existe um extenso catálogo de acessórios que permitem personalizar a vossa Street Rod. Com um preço de combate a partir de 8.650,- eur a Street Rod posicioba-se agressivamente face à sua concorrência mais directa.
Ficha técnica
Motor 749cc Bi-cilíndrico , V-Twin , 4 tempos, 4 válvulas
Distribuição SOHC
Compressão 12:1
Potência 65 CV às 8.750 rpm
Par Máximo 66 Nm às 4.000 rpm
Alimentação Injecção electrónica Mikuni 1 corpo
Arranque Eléctrico
Transmissão Correia
Caixa 6 velocidades
Embraiagem Acionada mecanicamente
Quadro Berço duplo em aço
Braço oscilante Duplo braço em alumínio
Susp. dianteira Suspensão convencional de 43mm curso de 132mm
Susp. traseira Duplo amortecedor curso de 117mm
Roda dianteira 120/70-17” Michelin Scorcher 21
Roda traseira 160/60-17” Michelin Scorcher 21
Travão frente 2 Discos 300mm 2 êmbolos com ABS
Travão traseiro 1 Disco 300mm, 2 êmbolos, com ABS
Dimensões
Comprimento 2.130 mm
Altura n.d. mm
Largura n.d. mm
Dist. entre eixos 1.515 mm
Altura do banco 765 mm
Distância ao solo 205 mm
Peso 229 Kg
Cap. depósito 13.1 litros
Cor Cinza mate
PVP 8.650,- eur
Concorrência
Triumph Street Cup / 900cc / 55cv / 200 Kg / 10.400 eur
Ducati Scrambler Café Racer / 803cc / 75cv / 188 Kg / 11.299 eur
0 comments