Ensaio SYM Jet 14 – Uma Scooter desportiva e moderna
O segmento das scooters de 125cc é um sector muito interessante e disputado, com enorme oferta das variadas marcas actualmente existentes no mercado nacional. Em 2016 foram vendidas 4.000 unidades no segmento das 125 de roda de 14″, segmento onde a SYM pretende evoluir e conquistar 10% do mercado.
Para tal a SYM apresentou a sua última novidade, a Jet 14 , scooter desportiva de linhas muito atraentes, com um design arrojado e jovem, e com acabamentos premium e excelente qualidade dos materiais em geral.
Uma frente bem desenhada com 2 faróis e luzes de presença de tecnologia LED, a Jet 14 monta ainda um écran desportivo, curto e de formas aerodinâmicas.
A designação Jet 14 tem a ver obviamente com a dimensão das suas jantes de 14” que associadas aos pneus que monta de perfil mais alto à frente (100/90 ) e mais baixo atrás (110/80 ) conferem mais segurança e estabilidade à SYM Jet.
A Jet 14 monta uma instrumentação completa com múltipla informação e de fácil leitura. Os seus retrovisores asseguram muma visão perfeita e abrangente e o guiador largo garante maior agilidade e controle da Jet 14.
Pormenores como o gancho retráctil para pendurar sacos ou capacete, um porta luvas fechado e um imenso espaço para as pernas na frente da moto são pormenores que fazem a diferença. Neste aspecto há que ressaltar que a SYM optou por desenhar a sua Jet14 com plataforma plana, em deterioro do maior espaço de bagagem pois o depósito de gasolina passa a ocupar parte desse espaço, mas garantindo muito maior mobilidade na utilização da sua scooter, o que em ambiente urbano e numa utilização diária faz uma enorme diferença.
Ainda assim o compartimento debaixo do banco tem espaço para um capacete integral e algo mais. Sobre o banco podemos afirmar que o mesmo é bastante cómodo e ergonómico, com duas alturas diferentes para condutor e passageiro e um pequeno relevo no seu desenho que aumenta a ergonomia e conforto do mesmo. Lateralmente a Fet 14 monta umas pegas bastante generosas para o passageiro se segurar e circulares que formam uma pequena plataforma para transporte de volumes.
As novas obrigações do Euro 4 obrigam a ABS ou sistema combinado de travagem, eu sinceramente nas scooters desta cilindrada e peso prefiro este último que é o que monta a SYM Jet 14,. O sistema combinado de travagem quer dizer que ao acionarmos o travão de trás na manete esquerda o mesmo aciona os dois travões em simultâneo, o traseiro e o dianteiro, o que confere uma maior segurança em situações de travagem repentina. O disco de 260mm que monta na frente garante uma travagem também bastante eficiente como pudemos comprovar.
O motor de 124,6 cc a 4 tempos e injecção electrónica, com refrigeração por ar , desenvolve potência suficiente para garantir até trajectos de auto-estrada a uma velocidade de cruzeiro na casa dos 100 Kmh , e a sua proteção ao vento apesar do écran minimalista e desportivo que monta deflete de forma eficiente o vento e não se torna desagradável circular na sua velocidade máxima.
O seu depósito de 7,5 L garante uma autonomia de cerca de 300Km, o que para uma scooter desportiva urbana é excelente. A suspensão mostrou-se à altura, inclusivamente chegámos a circular com 2 pessoas e um peso perto dos 200 kg sem que a Jet 14 acusasse demasiado o excesso de peso. Em condução ao limite e a curvar para a esquerda a Jet 14 tem tendência de roçar com o descanso lateral no alcatrão. Bom até para definirmos limites de inclinação e mantermos algum nível de segurança acrescido.
O seu PVP de 2.399 eur ( ISV Inc. ) tornam-na numa proposta muito aliciante face à concorrência mais directa. Existem modelos para teste nos Concessionários da marca por isso recomendo vivamente que experimentem. Vão ficar agradavelmente surpreendidos.
Cores disponiveis
Vermelho , Preto e Branco
Características Técnicas
Tipo de motor 4 T , monocilíndrico
Capacidade 124,6 cc
Refrigeração Por ar
Alimentação Injecção Electrónica
Potência máxima 7,5 Kw
Transmissão Variação contínua
Suspensão dianteira Forquilha telescópica
Suspensão traseira Monoamortecedor ajustável em pré-carga
Travão dianteiro Disco de 260mm + CBS
Travão traseiro Tambor de 130mm + CBS
Pneu dianteiro 100/90-14
Pneu traseiro 110/80-14
C/L/A (mm) 1986x717x1140
Distância entre eixos 1330
Peso (a seco) 122Kg
Dep. de combustível 7,5 L
Consumo (combinado) 2,5L/100 Km
Emissões CO2 57g/Km
Cores Branco, Preto e Vermelho
PVP rec. 2.399 ( ISV inc. )
Concorrência
Honda PCX Cil. 125cc – potência 11,7cv – peso 130Kg –PVP 2.875 eur
Piaggio Liberty Cil. 125cc – potência 10,3cv – peso 106Kg –PVP 2.449 eur
Yamaha NMAX Cil. 125cc – potência 12,2cv – peso 127Kg – PVP 2.995 eur
Galeria
300 kms com um depósito ?? não devem ter ensaiado essa scooter ! a que velocidade ??