Ducati Scrambler – Café Racer 2017

By on 26 Abril, 2017

Quando a Ducati lançou a linha Scrambler em 2015 não se vislumbrou na altura todo o potencial que o conceito continha e que da Scrambler outros formatos poderiam surgir com a  mesma base. Assistimos no entanto a uma série de preparadores e de privados que a partir das Scramblers originais as transformavam em belíssimas Café Racers .

A Ducati atenta ao fenómeno depressa entendeu que a sua gama Scrambler poderia tornar-se mais abrangente e englobar novos/antigos conceitos. Por essa razão nasceu a 2017 Ducati Café Racer, totalmente preparada ao mais puro estilo “Café” directamente de fábrica.

A Ducati Scrambler Café Racer é uma excelente preparação que explora o conceito em termos de design e a performance e o excelente desempenho da sua mecânica. A Ducati procurou com a sua Café Racer encontrar o equilíbrio perfeito entre a pureza das suas linhas e a performance que uma Racer deve ter.

Para atingir esse objectivo a base da “Scrambler” é perfeita. Acessível e comprovada, e consensual em termos de mercado pois agrada a uma enorme variedade de motociclistas. A Café Racer pretende conquistar o seu espaço e tirar partido das suas características diferenciadoras como os avanços ao garfo, os espelhos retrovisores na ponta dos mesmos, a placa do número e uma pequena carenagem frontal. O look Café Racer está totalmente conseguido.

Quanto à sua mecânica e ao seu desempenho é outro capítulo. Para já é bom que não se esqueçam que as “Café Racers” têm uma posição de pilotagem muito própria. Ou seja, o estilo obriga a uma posição mais radical, de “Racer”, sobre o depósito, dada a colocação dos avanços e das peseiras recuadas. Por isso tratem de ir ao ginásio trabalhar o vosso corpinho e estarem à altura da s exigências desta Café Racer. O estilo vai com algum sacrifício.

Mas há sacrifícios que valem a pena e que nos fazem sentir recompensados. No caso da Scrambler Café Racer a beleza das suas linhas, a pintura negra brilhante com vivos em dourado, as jantes a combinar e a darem um toque de luxo no conjunto, dão-nos uma sensação de privilégio e orgulho sempre a exibimos na estrada ou aos nossos amigos. 

E a ciclística está à altura desta Racer com travões radiais na frente a permitir um maior controle e eficiência, monta pneus Pirelli Diablio Rosso II , de cariz desportivo e que garantem uma excelente aderência.

Em termos de suspensões a Ducati Scrambler Café Racer monta suspensões totalmente ajustáveis, com 41mm com 180mm de curso e um amortecedor traseiro com ajuste de pré-carga. Uma opção que a Scrambler nunca obteve.

A Café Racer monta duplo travão de disco à frente, semi-flutuantes, com pinças Brembo radiais. Na roda traseira monta um disco de 245mm com apenas um êmbolo. Inclui também ABS da Bosch.

Nos anos 60 as Café Racers foram as precursoras das motos que alinhavam nas competições em pistas e em circuitos urbanos. Por isso poderíamos aceitar se a Scrambler Café Racer viesse em formato single. No entanto a Ducati oferece o melhor dos dois mundos pois vem com uma tampa que simula uma baquet mono-lugar mas que é extraível passando o banco a poder transportar um passageiro.

A Racer monta o mesmo motor das restantes Scramblers,. com 803cc, 2 válvulas por cilindro e com arrefecimento a ar, mas monta um escape negro da Termignoni de belíssimo efeito.

O resultado final é fantástico, há que reconhecer. O look está muito bem conseguido e remete-nos para a época dos anos 60 quando se artilhavam as motos nas nossas garagens e saíamos para as avenidas a testar a sua efectividade debaixo do olhar dos nossos amigos do café … Queremos mesmo testar uma unidade desta fantástica Café Racer e assim que for possível daremos mais informação.

Screen Shot 2017-04-26 at 18.09.24

CARACTERÍSTICAS

MOTOR

Tipo de motor                               Bicílindrico, em L com distribuição Desmodrómica refrigeração por ar e 2 válvulas por cilindro

Cilindrada                                        803 cm³

Diâmetro x curso                       88 x 66 mm

Rácio de compressão               11:1

Sistema de válvulas                  DOHC, 2 válvulas

Sistema de combustível          Injeção de combustível: corpo de 50mm

Sistema de arranque                Eléctrico

Escape                                                 Termignoni em aço com proteçaão alumínio

 

PERFORMANCE

Potência máxima                     55 kW {75 cv} / 8,250 rpm

Binário máximo                        68 N•m {6.9 kgf•m} / 5,750 rpm

Consumo                                         5 l/100 km

Emissões CO2                              117 g/km Euro 4

Transmissão                                  6 velocidades

Transmissão final                     Corrente, relação 15/46

Embraiagem                                 Húmida multidisco, mecâniva

 

CICLÍSTICA

Travões dianteiros                    Duplo disco de 330mm. Pinças Brembo radiais de 4 êmbolos. ABS de série.

Travões traseiros                       Disco de 245mm com pinça convencional e ABS.

Suspensão dianteira                Suspensão invertida Kayaba de 41 mm

Suspensão traseira                    Amortecedor regulável com afinação de pré-carga

 

DIMENSÕES

Tipo de quadro                                    Treliça, multitubular

Rasto                                                    100 mm

Curso da roda dianteira       150 mm

Curso da roda traseira              150 mm

Pneu dianteiro                              Pirelli Diablo Rosso II 120/70ZR17

Pneu traseiro                                  Pirelli Diablo Rosso II 180/55ZR17

C x L x A                                             2,107 x 810 x 1,066 mm

Base da roda                                    1,436 mm

Distância ao solo                          94 mm

Altura do assento                       805 mm

Depósito                                              13,5 litros

Peso / ordem de marcha       188 Kg

 

 

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments